Deputado Felipe Orro quer adequação na legislação dos municípios para implantação da rede 5G em MS
22/02/2022
13:20
ASSECOM
deputado estadual Felipe Orro
O deputado estadual Felipe Orro apresentou indicação nesta terça-feira (22), solicitando ao Governo do Estado que auxilie os municípios de Mato Grosso do Sul na adequação de suas legislações para facilitar o processo de implantação dos sistemas de redes móveis de quinta geração (5G) no Estado. Felipe ressalta que a tecnologia 5G é a evolução da atual rede de celulares de quarta geração. “Trata-se de uma rede mais potente e veloz que, além de ser ‘inteligente’, causa menos impacto ao meio ambiente”, explica.
A adequação da Lei nos municípios deve estar em concordância com a Lei Geral das Antenas (nº 13.116, de 20 de abril de 2015), que estabelece normas gerais para implantação e compartilhamento da infraestrutura de telecomunicações. Esse regulamento vai ajudar o Estado, conforme afirma o deputado, a acompanhar as novas tecnologias disponíveis, tais como as redes móveis de quinta geração (5G) e a Internet das Coisas (IoT), promovendo evolução e transformação digital.
“O 5G já é uma realidade e futuramente as cidades vão ter que dispor dessa tecnologia que além de proporcionar downloads mais rápidos, permite o desenvolvimento de projetos de cidades inteligentes, com veículos autônomos, além de é claro, auxiliar nos serviços públicos da saúde, educação e transportes”, pontua o parlamentar.
COBERTURA 5G
De acordo com o Ministério das Comunicações, a tecnologia de quinta geração móvel chegará a todas as 467 cidades do Centro-Oeste. Conforme o edital, as capitais serão as primeiras a receber o 5G, até julho de 2022. Os municípios com mais de 500 mil habitantes serão atendidos até o início de 2023. De forma gradual, a cobertura se estenderá aos demais. Em todo o país, serão 5.570 municípios atendidos e mais 1,7 mil localidades.
Felipe Orro reitera que o Governo do Estado possui as condições necessárias de apresentar às cidades, um modelo que possa padronizar a legislação municipal, para a chegada da nova tecnologia. “O objetivo desta padronização será acompanhar a modernidade e atualizar as telecomunicações do nosso Estado com a implantação do 5G, reduzindo a burocracia para a instalação da infraestrutura necessária do sistema em questão”, justifica.
O pedido foi encaminhado ao governador, Reinaldo Azambuja e ao secretário de Governo e Gestão Estratégica, João Eduardo Barbosa Rocha.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Senador Nelsinho Trad garante proteção para ciência, universidades e orçamento de estados e municípios na regulamentação da reforma tributária
Leia Mais
Empresário acusado de mandar executar motorista de van morre em hospital de Ponta Porã
Leia Mais
Deputado Rinaldo Modesto celebra revogação de decreto que retirava gratificações de professores temporários da Reme
Leia Mais
Portugal aprova nova Lei de Estrangeiros em ritmo acelerado; especialistas apontam riscos a direitos de imigrantes
Municípios