Campo Grande (MS), Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

TEATRO: Ator lança o projeto CIRCA no MS que retrata a vida da mulher artista

06/02/2022

15:25

ALESSANDRA PAIM

Circa é um projeto criado para discutir a questão da mulher artística, um projeto que retrata as diferenças entre as condições das mulheres. A obra foi inscrita pelo ator e diretor Breno Moroni e interpretada pela atriz Aline Calixto que vivencia diversas personagens retratando a realidade da mulher no picadeiro, no trapézio, paralelamente driblando seu trabalho com a sua vida pessoal como dona de casa e com filhos. O Circa que era uma obra de teatro teve que ser adaptado para cinema, devido a pandemia. E suas apresentações foram exibidas pelas plataformas online. O foco da peça é mostrar o papel da mulher na arte e tentar resgatar da memória afetiva que todos temos do circo de uma forma mais profunda, trazendo a essência da mulher artista. Sobre o que é essa mulher como vive, de que maneira se defende das violências que sofre. Ou seja, mostrar as condições femininas dentro e fora dos palcos. “É um projeto que discute a questão da mulher, lembrando que não é um espetáculo feminista e nem feminino. É um espetáculo que discute as diferenças entre mulheres”, destaca Breno. A Página Expressando com Alessandra Paim teve um super bate papo com Breno Moroni, que falou tudo a respeito do projeto Circa, desde o início até a presente data. Falou das dificuldades no início do projeto, dos integrantes, pandemia versus Circa, público, cultura no Brasil e outros fatores dentro da nossa arte em geral. Breno fica o meu muito obrigada pela entrevista, foi maravilhoso conhecer essa obra linda que retrata a vida da mulher artista e suas dificuldades e desafios dentro desse cenário. Parabéns pela excelente obra e a todos os integrantes que fizeram esse trabalho incrível! 

Segue a entrevista na íntegra! 

Expressando com Alessandra Paim – O que é o projeto Circa? 

Breno_ foi um projeto de teatro que por conta da pandemia teve que se transformar em cinema. E foi muito trabalhoso todo esse período. E conseguimos, na resistência ficar esse tempo todo. Circa ganhou um edital em 2019 e veio a pandemia e como não tem público nos teatros, e Campo Grande tbm está sem palco e foi então que pedimos autorização pra fazer em cinema e fizemos uma coisa chamada Cinecircoteatro é uma linguagem de cinema, uma interpretação teatral, uma cenografia teatral, luzes teatrais e alguns elementos de circo. É um projeto que discute a questão da mulher, lembrando que não é um espetáculo feminista e nem feminino. É um espetáculo que discute as diferenças entre mulheres de não poder por exemplo comparar uma ministra alucinada com uma mulher que tem 08 filhos na favela. Então, a discussão é essa... aparentemente, a peça fala da questão da mulher e o trabalho artístico, isso é o primeiro tom. Usamos a mulher do circo como símbolo principal das mulheres artistas, mas incluem-se também cantoras, bailarinas, pintoras e etc. A dificuldade, por exemplo, da mulher, a questão da gravidez, da amamentação, filhos pequenos, ela tem que entrar no picadeiro com filhos chorando atrás das cortinas, ela tem que fazer com dores menstruais ir em trapézios, fazer todo aquele esforço. E questões amplas como criar filhos e ser artistas, como ser esposa como dona de casa com era antigamente, lavar, passar cozinhar, fazer crochê. Projeto Circa é um projeto de circo cinema e teatro.   

 Expressando com Alessandra Paim – Quanto tempo tem o projeto? 

Breno_ desde 2019. 

Expressando com Alessandra Paim – Quem são os integrantes que fazem parte do Circa? 

Breno_ eu, Breno como diretor e roteirista, Aline Calixto como atriz única, que faz várias personagens, Erik Hirata ele fez a produção e a direção de fotografia incluindo a edição, assistente de produção Alex Petersen, Rosane Cruz, Julia Lima e o Giu Beto, direção de fotografia Erik, a 2° câmera e Still foi o Giu Beto, Assistente de Fotografia Marcelo Barreto, Direção de Arte Maria Chiang e Mauro Guimarães, Assistente de Arte Daniela Jorge João, Captação  de áudio Iza Film, Montagem e finalização Erik Hirata e Reginaldo Lacerda. Assessoria de Imprensa Lucas Arruda e Aline Lira, Cenotécnico Mauro Guimarães, Maquiagem Suellen Martines, Prestação de constas Laila Pulchério, Intérprete de Libras Aline Rodrigues Pereira e Jeane K. Moreira, parceria Circo Do Mato. Este projeto foi contemplado com recursos do Fmic (Fundo Municipalde Investimentos Culturais), da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), por meio da Prefeitura Municipal de Campo Grande. 

Expressando com Alessandra Paim – Apresentações no Estado e fora 

Breno_ como a gente terminou o vídeo há aproximadamente 01 mês atrás, não temos nenhuma apresentação em outros lugares. Mas o nosso desejo é colocar uma tela em cima de uma kombi e sair pelas praças, periferias, pelo interior, outros Estados, países que fazem fronteiras com o Brasil essa é a nossa área de atuação, antes da pandemia, já fomos nesses lugares com as nossas peças e pretendíamos fazer isso com o Circa, agora com a pandemia, vamos ver.  

Expressando com Alessandra Paim – Como são as apresentações para o público? Fale um pouco 

Breno_ nós resolvemos liberar geral, estamos no vídeo no ar na nossa página no Facebook, Youtube e no Instagram, é só digitar Circa, um vídeo de 26 minutos. 

Expressando com Alessandra Paim – Momentos marcantes  

Breno_ pra mim particularmente foi no final do filme eu ficar como guardião da cama de pregos. Eu tenho registro de faquir, e era uma técnica que eu queria ensinar para algumas pessoas, entre as técnicas do faquirismo, tem a cama de pregos que usamos no filme, a atriz deita na cama de pregos e agora acabou o filme eu fiquei de guardião. Pra mim foi muito bom, muito representativo. 

Expressando com Alessandra Paim – Qual a receptividade do projeto com o público? 

Breno_ foi muito boa, tivemos muitas visualizações. Fizemos uns dias de apresentações programadas com debates após as apresentações e foi bem concorrida. 

 Expressando com Alessandra Paim – Projetos em andamento e futuro 

Breno_ tenho os meus projetos pessoais, tem um outro vídeo que uma atriz que faz 10 personagens, Renata Macedo chamada “A Quarentona”, estamos aguardando a finalização da edição desse vídeo. Acabamos de fazer também um espetáculo que acabou sendo filmado, esse era mais teatro e não tinha uma linguagem cinematográfica, era mais documental chamado “Gran Finale” que fala da alienação parental do idoso. Paralelamente, eu trabalho desde março de 2021, voluntariamente com a Companhia Artes Vistas que é uma companhia só de deficientes visuais. E temos vários projetos, temos vídeos num formato de programa de TV, estamos trabalhando num Podcasts, eu escrevi uma peça específica pra atores com deficiências visuais. E a gente tem os nossos encontros online e raramente presencial por isso que está bem devagar o processo, estamos entrando nos editais, quem sabe a gente consegue colocar pra frente num formato teatro que é o que a gente quer, transformamos a peça de teatro em Podcasts. Eu também trabalho numa Companhia Aravicos que está na Argentina, que está num processo online, mas eu já os conheço, já fui lá, eles já viram a peça que montei aqui no Brasil chamado “Gárgulas” e aqui no Brasil tem o nome de “Os Corcundas” que é feito pelo Circo Do Mato.  

Expressando com Alessandra Paim – Quando será a próxima apresentação do Circa? 

Breno_ a próxima apresentação do Circa fica online, da gente divulgar, fazer mais debates e depois levar pros Sindicatos, periferias, grupos de mulheres, grupos de discussões. O Vídeo tem a intenção de provocar pensamentos, discussão desse tema a mulher artista. 

Expressando com Alessandra Paim – Breno qual foi o maior aprendizado com esse projeto? 

Breno_ paciência... foi difícil quando marcamos pra ensaiar, vai o mínimo de gente possível no ensaio, e alguém dizia que a tia da família pegou covid e essa pessoa teve contato e tínhamos que cancelar por 15 dias até todo mundo fazer teste, ficar de quarentena e depois retornar. Eu e a Aline fizemos o ensaio só nós 02, na Lagoa Itatiaia ao ar livre e também era difícil, passa gente correndo, cachorro e tirava o nosso foco, mas foi uma forma de darmos prosseguimento.  

Expressando com Alessandra Paim – Retorno financeiro 

Breno_ em 2019 ganhamos um dinheiro para montar uma peça, CircA e esse dinheiro ia durar 3 meses pq íamos estrear nesse período e veio a pandemia e esse dinheiro foi gasto em 02 anos. O que ganharíamos em 03 meses pulverizou pra 02 anos, assim foi com todos. 

Expressando com Alessandra Paim – O que falta para projetos culturais como esse terem mais êxito no Brasil? 

Breno_ primeiro temos que diferenciar a arte do entretenimento. O entretenimento é um universo que se misturou com a arte e a arte tem por obrigação ter conteúdo, e o entretenimento não, necessariamente, tem várias categorias de artes, vários graus de profundidade.  O que falta também é o Ministério da Cultura de volta, nós não temos foi o grande erro dos artistas quando nos tiraram o Ministério da Cultura, foi não ter resistido naquele momento. Ter ido pras ruas, reivindicar, ter lutado pelos nossos direitos. O que temos que fazer agora é recuperar o nosso ministério da cultura para que os teatros sejam reformados, temos centenas de teatros municipais no Brasil fechados, abandonados, degradando. Temos que fazer um movimento Federal, Estadual, Municipal para que possamos recuperar os espaços de palco, pra voltar aquele velho esquema da bilheteria, acabar com essa dependência total do poder público. Temos que vender ingressos como assim era antigamente.  

Expressando com Alessandra Paim – Telefones para contatos 

Breno_ (85) 99639-8132 

MENSAGEM

“Sobre a valorização da cultura, aqui no nosso MS a valorização da nossa cultura das coisas do Pantanal são muito interessantes, muito curiosas pro mundo, araras, jacarés, índios, Pantanal. Se a gente levasse uma peça de teatro com essa temática pro Japão, com certeza seria casa lotada. Assim como se vier, uma companhia japonesa de teatro aqui em Campo Grande, todos nós íamos assistir mesmo que a gente não entenda, não sabe nada do enredo, não conheça os atores, é pela excentricidade, de serem atores do Japão”, ator e diretor Breno Moroni. 

REFERÊNCIAS DE PESQUISA 

Circa - As Mulheres no Universo Artístico | Facebook 

‘CircA’ encerra ano com espetáculos online em Campo Grande · Jornal Midiamax (uol.com.br) 

Circa - As Mulheres no Universo Artístico | Facebook 

CIRCA (@circacineteatro) • Fotos e vídeos do Instagram 

https://www.youtube.com/watch?v=7Bunq6cj0W8 

https://www.youtube.com/channel/UCMFXQqPVMQF_BVRhwXQvhlA 

http://brenomoroni.blogspot.com.br/ 

https://www.facebook.com/breno.moroni 

 [email protected] 

*Jornalismo Independente 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: