APROVADO: Projeto de Lei do deputado Antônio Vaz que determina prazo de validade indeterminado para laudos que atestam TEA
28/10/2021
16:25
ASSECOM
deputado Antônio Vaz
Foi aprovado por unanimidade pelos deputados estaduais da Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 28/2021, de autoria do deputado Antônio Vaz (Republicanos), que determina que os laudos médicos ou médicos-periciais que atestem o Transtorno do Espectro Autista (TEA), para fins de obtenção de benefícios previstos na legislação estadual às pessoas com deficiência, terão validade por prazo indeterminado, a resolução segue à sanção do governador do Estado.
De acordo com o autor da proposta, o autismo por ser uma doença de caráter permanente, é injustificável a emissão de laudos atuais para comprovação da condição autista. Tornar laudo sem prazo de validade facilitará, e muito, a vida das pessoas com este transtorno e também de seus familiares.
O autista é considerado pessoa com deficiência nos termos da Lei Federal no 12.764/2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, in verbis: Art. 1o Esta lei institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtornos do Espectro Autista e estabelece diretrizes para sua consecução. 2o A pessoa com TEA é considerada pessoa com deficiência para todos os efeitos legais.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Brasil atinge menor nível de insegurança alimentar da história, segundo o IBGE
Leia Mais
Senador Nelsinho Trad assegura R$ 1 milhão para iluminação pública em Ponta Porã
Leia Mais
Deputado Vander Loubet é diagnosticado com câncer de próstata em estágio inicial e inicia tratamento com prognóstico favorável
Leia Mais
Desconto de até 100% na conta de luz: mais de 100 mil famílias de MS ainda podem garantir o benefício da Tarifa Social
Municípios