De 18 a 25 de setembro é comemorada a Semana Nacional de Trânsito e para este ano de 2019 foi definido o tema “NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA”, com o objetivo de envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade, optando por um trânsito mais seguro.
“Todos fazemos parte do trânsito das cidades e transitar com veículos em plenas condições de trafegabilidade é um dos pontos essenciais para que o trânsito esteja mais seguro, aliado à conduta dos condutores, pedestres, ciclistas, motociclistas e demais atores do trânsito”, diz o presidente da Assovis (Associação das Empresas de Vistoria Veicular de MS), José Renato Cantadori. Por ano, são feitas, em média, 150 mil vistorias por empresas habilitadas em MS.
Além da verificação do documento do veículo, na vistoria são avaliados vários itens obrigatórios de segurança, uma medida que ajuda a evitar que veículos sem condições de circulação estejam nas ruas colocando em risco a vida da população. Na vistoria veicular são verificadas as condições de conservação, manutenção, mudanças de características, numerações identificadoras e os documentos pertinentes à circulação e atos administrativos.
Entre os itens avaliados, bastante importantes para a segurança do condutor, passageiros e demais usuários das vias, estão o farol, luzes piloto, lanternas de freio, de posição, luz de ré, acionamento das setas, acionamento intermitente de emergência, espelhos retrovisores, limpadores de para-brisa, funcionamento do velocímetro, estado de conservação dos pneus, funcionamento do freio de estacionamento (freio de mão) e a existência de cintos de segurança para todos os passageiros.
Serviço
No site www.assovisms.org.br é possível encontrar a relação das 39 empresas credenciadas no Estado, com endereços e contatos.
Fonte: Infinito Comunicação Assessoria