Política / Assembleia Legislativa
Assembleia Legislativa vota Programa de Recuperação de Empresas e outras 12 propostas nesta terça-feira
Projeto do Executivo cria o “Recupera-MS” para regularizar débitos de empresas em recuperação judicial; deputados analisam ainda homenagens e novos eventos oficiais
07/10/2025
07:00
DA REDAÇÃO
©FRANCISCO BRITTO
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realiza nesta terça-feira (7), a partir das 9h, a sessão ordinária com 13 projetos em pauta, conforme a Ordem do Dia. As matérias serão apreciadas em discussão única, primeira e segunda discussão, e a reunião é aberta à participação da sociedade.
Em segunda discussão, será votado o Projeto de Lei 193/2025, de autoria do Poder Executivo, que cria o Programa de Recuperação de Empresas – Recupera-MS.
A proposta tem como objetivo estimular empresários e cooperativas em processo de recuperação judicial ou liquidação a regularizarem seus débitos com o Estado, especialmente relativos ao ICMS e ao Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário (Fundersul).
O programa também alcança contribuintes falidos, permitindo condições especiais de pagamento e incentivando a retomada econômica das atividades produtivas em Mato Grosso do Sul.
Dois projetos de lei estão previstos para primeira votação:
PL 160/2025, do deputado Paulo Duarte (PSB), que obriga seguradoras a comunicar formalmente ao proponente ou corretor a decisão de não aceitação de proposta de seguro no Estado.
PL 222/2025, de Renato Câmara (MDB), que inclui no Calendário Oficial de Eventos o tradicional “Viva Quebracho”, comemorado em 16 de agosto, no distrito de Vila Quebracho, em Anaurilândia (MS).
Em discussão única, serão analisadas dez propostas, entre elas:
PL 184/2025, do deputado Gerson Claro (PP), que declara de Utilidade Pública Estadual o Clube de Campo Pedra Bonita, com sede em Itaporã (MS).
Sete Projetos de Resolução que concedem o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense, apresentados pelos deputados Gerson Claro, Mara Caseiro, Lia Nogueira, Roberto Hashioka, Professor Rinaldo Modesto, Junior Mochi e Paulo Corrêa.
Dois Projetos de Resolução que concedem a Comenda do Mérito Legislativo, propostos pelos deputados Lucas de Lima e Pedro Kemp.
A população pode acompanhar a sessão presencialmente no plenário da ALEMS ou pelos canais oficiais de comunicação:
TV ALEMS: canal 7.2 (sinal aberto) e canal 9 da Claro NET TV
Rádio ALEMS FM 105.5
Transmissões online via TV ALEMS e Rádio ALEMS, além das redes sociais Facebook e YouTube da Casa de Leis.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Refis 2025 mantém descontos de até 90% até 28 de novembro em Três Lagoas
Leia Mais
Receita Federal reforça controle nas fronteiras de Mato Grosso do Sul após Anvisa proibir entrada de remédios para emagrecimento
Leia Mais
Deputados votam nesta terça mudanças na carreira de agentes socioeducativos em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Bolsonaro recebe visitas dos filhos na Superintendência da PF sob regras rígidas determinadas pelo STF
Municípios