Política / Assembleia Legislativa
Deputado Zeca do PT solicita esforços para manter unidade do Senai em Corumbá e pede sinalização para comunidade terapêutica em Batayporã
Parlamentar destacou importância da educação profissional e da acessibilidade a serviços de apoio social em sessão da Alems
03/09/2025
10:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) desta terça-feira (2), o deputado estadual Zeca do PT apresentou duas solicitações que refletem demandas nas áreas de educação profissional e assistência social.
Zeca do PT pediu esforços institucionais para evitar o fechamento da unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Corumbá. Segundo o parlamentar, a desativação do espaço representaria um retrocesso educacional para a região, que há décadas conta com a formação técnica e profissional oferecida pela entidade.
“É de extrema importância a continuidade dos serviços de educação e qualificação prestados pelo Senai em Corumbá, garantindo que aquela importante região do Estado não sofra com retrocessos no desenvolvimento educacional e profissional da população local”, justificou Zeca.
O pedido foi encaminhado ao presidente nacional do Senai e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Antonio Ricardo Alvarez Alban, na tentativa de sensibilizar a instituição para a relevância da unidade.
Na mesma sessão, Zeca apresentou indicação ao governador Eduardo Riedel, ao secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara de Carvalho, e ao diretor-presidente da Agesul, Mauro Azambuja Rondon Flores, solicitando a instalação de uma placa de sinalização na entrada da instituição Esquadrão da Vida, localizada no km 6 da MS-134, em Batayporã.
A comunidade terapêutica atua no acolhimento e apoio a pessoas em situação de dependência química, atendendo não apenas famílias sul-mato-grossenses, mas também oriundas dos estados de São Paulo e Paraná.
Segundo Zeca, a ausência de sinalização tem dificultado o acesso:
“Essas pessoas encontram muitas vezes dificuldades em localizar as instalações da comunidade pela falta de indicação adequada do local”, relatou o deputado, reforçando a importância da medida para facilitar o deslocamento de pacientes e familiares.
As duas indicações reforçam o posicionamento do parlamentar em defesa de políticas que garantam educação inclusiva, qualificação profissional e acesso a serviços sociais essenciais.
Em Corumbá, a luta é para preservar a formação técnica de centenas de jovens e trabalhadores, fortalecendo a indústria local.
Em Batayporã, o foco é na infraestrutura viária que assegura maior visibilidade e acessibilidade à comunidade terapêutica, contribuindo para o tratamento de dependentes químicos e o acolhimento de suas famílias.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Dakila Pesquisas anuncia a descoberta da “oitava nota musical”, chamada kall
Leia Mais
Defesa de Augusto Heleno afirma que distanciamento de Bolsonaro o retirou do contexto da trama golpista
Leia Mais
Senado aprova projeto que reduz prazo de inelegibilidade da Lei da Ficha Limpa
Leia Mais
Defesa de Bolsonaro diz que PGR quer punir “tentativa da tentativa” de golpe
Municípios