Campo Grande (MS), Quarta-feira, 03 de Setembro de 2025

Política / Assembleia Legislativa

Deputado Zeca do PT solicita esforços para manter unidade do Senai em Corumbá e pede sinalização para comunidade terapêutica em Batayporã

Parlamentar destacou importância da educação profissional e da acessibilidade a serviços de apoio social em sessão da Alems

03/09/2025

10:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) desta terça-feira (2), o deputado estadual Zeca do PT apresentou duas solicitações que refletem demandas nas áreas de educação profissional e assistência social.

Defesa da manutenção do Senai em Corumbá

Zeca do PT pediu esforços institucionais para evitar o fechamento da unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Corumbá. Segundo o parlamentar, a desativação do espaço representaria um retrocesso educacional para a região, que há décadas conta com a formação técnica e profissional oferecida pela entidade.

“É de extrema importância a continuidade dos serviços de educação e qualificação prestados pelo Senai em Corumbá, garantindo que aquela importante região do Estado não sofra com retrocessos no desenvolvimento educacional e profissional da população local”, justificou Zeca.

O pedido foi encaminhado ao presidente nacional do Senai e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Antonio Ricardo Alvarez Alban, na tentativa de sensibilizar a instituição para a relevância da unidade.

Sinalização para comunidade terapêutica em Batayporã

Na mesma sessão, Zeca apresentou indicação ao governador Eduardo Riedel, ao secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara de Carvalho, e ao diretor-presidente da Agesul, Mauro Azambuja Rondon Flores, solicitando a instalação de uma placa de sinalização na entrada da instituição Esquadrão da Vida, localizada no km 6 da MS-134, em Batayporã.

A comunidade terapêutica atua no acolhimento e apoio a pessoas em situação de dependência química, atendendo não apenas famílias sul-mato-grossenses, mas também oriundas dos estados de São Paulo e Paraná.

Segundo Zeca, a ausência de sinalização tem dificultado o acesso:

“Essas pessoas encontram muitas vezes dificuldades em localizar as instalações da comunidade pela falta de indicação adequada do local”, relatou o deputado, reforçando a importância da medida para facilitar o deslocamento de pacientes e familiares.

Relevância das propostas

As duas indicações reforçam o posicionamento do parlamentar em defesa de políticas que garantam educação inclusiva, qualificação profissional e acesso a serviços sociais essenciais.

  • Em Corumbá, a luta é para preservar a formação técnica de centenas de jovens e trabalhadores, fortalecendo a indústria local.

  • Em Batayporã, o foco é na infraestrutura viária que assegura maior visibilidade e acessibilidade à comunidade terapêutica, contribuindo para o tratamento de dependentes químicos e o acolhimento de suas famílias.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: