Política Internacional
“Fiquei indignado”, diz Geraldo Resende após Trump impor tarifa de 50% ao Brasil
Deputado afirma que decisão reflete aliança ideológica com Bolsonaro e interfere na soberania nacional
10/07/2025
07:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS) criticou duramente a decisão do ex-presidente norte-americano Donald Trump de tarifar em 50% produtos importados do Brasil, anunciada nesta quarta-feira (9). Segundo o parlamentar sul-mato-grossense, a medida representa uma interferência direta nos assuntos internos do país e reflete a proximidade ideológica entre Trump e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Fiquei indignado com a interferência do Trump em fazer um tarifaço contra o Brasil com o pretexto de defender atitudes antidemocráticas do ex-presidente Bolsonaro! Talvez por ser da mesma estirpe, ferrenhos antidemocratas tentam interferir em nossa soberania… Errou redondamente”, afirmou Resende.
Geraldo Resende destacou que a atitude de Trump acabou unindo setores democráticos no Brasil em defesa das instituições nacionais. Ele também elogiou a resposta firme do presidente Lula, que classificou as tarifas como um ataque inaceitável à economia brasileira.
“Achei muito interessante e na medida a resposta dura de nosso presidente Lula. Infelizmente atinge setores da nossa economia, principalmente da região Centro-Oeste, que são os principais apoiadores desta dupla Trump-Bolsonaro”, completou.
A taxação anunciada por Trump atinge diretamente produtos do agronegócio, setor com forte base de apoio a Bolsonaro e de grande peso nas exportações de Mato Grosso do Sul e de outros estados da região Centro-Oeste. A medida foi comunicada via rede social Truth Social, onde Trump mencionou o Supremo Tribunal Federal (STF), acusando a corte de perseguir o ex-presidente brasileiro.
Na publicação, o norte-americano ainda classificou as relações comerciais entre Brasil e EUA como “injustas” e usou a justificativa de reequilibrar acordos e defender a liberdade política. A decisão dividiu opiniões no Brasil: enquanto aliados do governo Lula veem ingerência internacional incentivada pela família Bolsonaro, a oposição responsabiliza o Planalto pelo desgaste diplomático.
O Brasil foi o país mais atingido pelo novo pacote tarifário de Trump, que já estabeleceu restrições comerciais para ao menos sete nações. As tarifas vêm no contexto de uma escalada retórica internacional do ex-presidente americano, que busca retomar protagonismo político à medida que se aproxima a campanha presidencial dos EUA de 2026.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula reforça defesa da soberania nacional com novo slogan: "Brasil Soberano"
Leia Mais
Tarcísio critica tarifa de Trump, admite impacto negativo para SP e cobra negociação sem “revanchismo”
Leia Mais
INSS divulga calendário de devolução de descontos indevidos e impõe condições para aposentados receberem valores
Leia Mais
Débora Bloch usa “Vale Tudo” para defender taxação de grandes fortunas: “Só na ficção vale tudo”
Municípios