Gestão Pública / Homenagem
Técnico da SEGOV de MS é homenageado em Brasília por destaque nacional em gestão de convênios federais
Artigo de Luís Carlos Morente é selecionado para compor livro comemorativo dos 10 anos da Rede de Parcerias, iniciativa do Ministério da Gestão e Inovação
28/05/2025
16:30
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
O coordenador da Rede de Parcerias em Mato Grosso do Sul e assessor técnico da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (SEGOV), Luís Carlos Morente, será homenageado no próximo dia 2 de junho, às 17h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). O reconhecimento vem pela autoria de um artigo que narra, em detalhes, a transformação do estado na área de captação de recursos federais e gestão de convênios, selecionado para integrar o livro especial de 10 anos da Rede de Parcerias, que reúne mais de 260 órgãos parceiros em todo o país.
O artigo destaca que, em 2015, o Governo de Mato Grosso do Sul enfrentava um cenário crítico, figurando entre os últimos colocados em formalização de convênios com a União. A virada começou com investimentos em capacitação técnica, realizados em parceria com a Escola de Governo, que fizeram o número de instrumentos formalizados saltar de 23 (em 2014) para 72 (em 2015) — um crescimento de 313%.
A adesão à Rede SICONV em 2016 impulsionou ainda mais os resultados, com o estado alcançando 122 convênios e R$ 164,9 milhões captados naquele ano, ficando em 2º lugar nacional, atrás apenas de São Paulo. Em 2017, as capacitações alcançaram técnicos dos 79 municípios, com mais de 700 multiplicadores certificados, e o número de convênios saltou para 318, com R$ 153,1 milhões em recursos.
O texto também ressalta os avanços na governança e monitoramento, como a implantação do modelo MEG-TR (Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União) e a realização do 17º Fórum Regional da Rede +Brasil, em Campo Grande, que reuniu 950 técnicos de todo o estado.
A adoção de práticas modernas de gestão e capacitação contínua rendeu ao estado a liderança no ranking nacional do Sistema de Medição de Desempenho (IDTRU-DL), que avalia os entes federativos na aplicação de recursos da União.
A seleção do artigo de Morente para compor o livro dos 10 anos da Rede de Parcerias reflete o protagonismo de Mato Grosso do Sul na área. A publicação será lançada oficialmente durante a programação do X Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União, que ocorrerá entre 3 e 5 de junho, também no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PIX ganha botão de contestação em apps bancários; devolução em fraudes pode ocorrer em até 11 dias
Leia Mais
TJMS promove o juiz Djailson de Souza a desembargador por antiguidade
Leia Mais
Riedel reúne secretariado para definir 2026 e pode antecipar saída de secretários-candidatos para janeiro
Leia Mais
Polícia italiana detém ex-assessor de Moraes acusado de vazar informações sigilosas do STF
Municípios