Política / Congresso
Alcolumbre confirma sessão do Congresso para 17 de junho e cita preocupação com quórum por causa das festas juninas
Presidente do Senado evita antecipar deliberação sobre 60 vetos presidenciais e diz que CPMI do INSS deve ser lida na data marcada
25/05/2025
09:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), anunciou nesta quinta-feira (22) que convocará uma sessão do Congresso Nacional para o dia 17 de junho, antecipando a deliberação legislativa à temporada de festas juninas no Nordeste, que, segundo ele, poderia comprometer o quórum parlamentar. A convocação oficial será publicada nesta sexta-feira (23).
“Cabe a mim fazer o certo. E o certo é marcar a data, convocar e aguardar que as lideranças façam um compromisso para que a gente possa deliberar”, declarou Alcolumbre em entrevista coletiva.
A sessão deve analisar cerca de 60 vetos presidenciais pendentes, mas, segundo Alcolumbre, ainda não houve acordo entre governo e Congresso para definir quais vetos serão apreciados, mantidos ou derrubados.
A expectativa inicial era realizar a sessão em 27 de maio, mas a falta de consenso inviabilizou a data. Alcolumbre reforçou que a nova convocação dependerá da articulação entre as lideranças partidárias e o Executivo.
Sobre o pedido de criação da CPMI do INSS, que já conta com o número necessário de assinaturas, Alcolumbre afirmou que o requerimento será lido na sessão do dia 17 de junho, respeitando os ritos regimentais.
“Não tem condições de um presidente do Congresso, tendo amparo regimental e fato determinado, não cumprir as regras dos regimentos”, enfatizou.
Ele também revelou que foi cogitada a instalação de uma CPI exclusiva no Senado, em substituição à comissão mista, mas a proposta não avançou na reunião de líderes realizada nesta quinta-feira.
📅 Sessão do Congresso confirmada para 17 de junho
❌ Sessão de 27 de maio foi descartada por falta de acordo
⚖️ Cerca de 60 vetos presidenciais estão na pauta, mas ainda sem definição sobre o que será votado
🕵️♂️ Requerimento da CPMI do INSS será lido em 17 de junho
🏛️ Possibilidade de CPI apenas no Senado foi discutida, mas sem decisão
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Coronel David solicita construção de nova sede para o 1º BPM em Campo Grande
Leia Mais
Deputados debatem crise na saúde e destacam papel da Cassems em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Renato Câmara cobra medidas do governo para salvar setor leiteiro em crise em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Projeto prevê multa para agressões e ofensas contra profissionais da saúde pública em MS
Municípios