Política / Desenvolvimento Regional
Gerson Claro participa da Marcha dos Prefeitos e destaca compromisso da Assembleia com o municipalismo em MS
Presidente da ALEMS reforça importância de união entre os poderes e apoio à PEC da Sustentabilidade Fiscal para aliviar prefeituras
21/05/2025
13:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro, participou da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, nos dias 20 e 21 de maio, reafirmando o compromisso do parlamento sul-mato-grossense com o fortalecimento das políticas municipalistas e a busca por mais autonomia e recursos para as prefeituras.
O evento reuniu lideranças de todo o Brasil, entre elas o governador Eduardo Riedel, a senadora Tereza Cristina, deputados da bancada federal e prefeitos de diversas cidades de MS. Durante a agenda, Gerson Claro destacou que o modelo de gestão em vigor no Estado valoriza o protagonismo dos municípios na execução das políticas públicas.
“Mato Grosso do Sul é referência porque municipalismo aqui não é discurso, é prática. A Assembleia tem atuado em sintonia com o Executivo para garantir mais autonomia, recursos e desenvolvimento para as cidades”, disse Gerson.
Durante jantar com a comitiva sul-mato-grossense em Brasília, que contou com a presença do ex-governador Reinaldo Azambuja, o presidente da Assomasul, Thalles Tomazelli, cobrou apoio da bancada federal à PEC 66/2023, que amplia o prazo de parcelamento de dívidas previdenciárias dos municípios de 60 para 300 meses, além de prever regras para o pagamento de precatórios.
“Os municípios não suportam mais essa carga. A PEC da Sustentabilidade Fiscal é uma medida urgente para garantir investimentos e desafogar os cofres municipais”, afirmou Tomazelli.
O ex-governador Reinaldo Azambuja, presente no evento, relembrou o papel de Gerson Claro na Assomasul, quando atuou como diretor administrativo da entidade:
“Ele sempre foi articulador importante na mobilização dos prefeitos e na defesa dos municípios como protagonistas da gestão pública.”
Além da presença no evento nacional, Gerson Claro reforçou o papel da Assembleia Legislativa na construção de políticas que dialoguem com a realidade dos municípios. Para ele, o estreitamento entre os entes federativos é fundamental para garantir projetos estruturantes, ampliação de serviços públicos e fortalecimento das gestões locais.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Trump faz ameaças a Cuba, defende fim do regime e sugere Marco Rubio como futuro presidente da ilha
Leia Mais
Papy articula consenso na Câmara para buscar saída legal ao impasse do IPTU em Campo Grande
Leia Mais
Morre em Natal a atriz Titina Medeiros, de “Cheias de Charme” e “No Rancho Fundo”, aos 49 anos
Leia Mais
Barbosinha participa da apresentação da nova unidade móvel do Hemosul nesta segunda-feira em Campo Grande
Municípios