Economia / Campo Grande
Comércio de Campo Grande ficará fechado no feriado do Dia do Trabalhador
Convenção coletiva determina proibição de abertura no 1º de maio e em outras datas comemorativas
26/04/2025
17:00
DA REDAÇÃO
©FRANCISCO BRITTO
O comércio de Campo Grande estará fechado no próximo feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador. A informação foi confirmada pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), que destacou que a medida está prevista na convenção coletiva de trabalho vigente na Capital.
De acordo com a entidade, a decisão garante o direito ao descanso dos trabalhadores do setor comercial, reforçando o cumprimento dos acordos firmados entre representantes patronais e laborais. O descumprimento da cláusula poderá acarretar multas estabelecidas no instrumento coletivo.
“A medida garante o descanso aos trabalhadores do setor e reforça o cumprimento dos direitos estabelecidos entre entidades patronais e laborais, em uma das datas mais simbólicas para a valorização da classe trabalhadora”, destacou a CDL em nota.
Além do Dia do Trabalhador, a CDL também informou que o comércio de Campo Grande permanecerá fechado nos feriados de Finados (2 de novembro), Natal (25 de dezembro) e Ano Novo (1º de janeiro).
A determinação visa assegurar que as empresas cumpram as normas previstas em convenção, fortalecendo a proteção social dos colaboradores do setor varejista. A fiscalização quanto ao cumprimento da medida será feita pelas entidades sindicais e poderá gerar penalidades às empresas que infringirem a cláusula.
Para mais informações sobre o funcionamento do comércio e o calendário de feriados, a CDL recomenda que os empresários consultem diretamente o sindicato patronal ou a convenção coletiva vigente.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Licença de Eduardo Bolsonaro termina neste domingo e deputado pode perder mandato se não justificar faltas
Leia Mais
Morre José Maria Marin, ex-presidente da CBF, aos 93 anos em São Paulo
Leia Mais
Tornozeleira antecipa afastamento de Bolsonaro e acelera disputa por sucessor em 2026
Leia Mais
"O Eduardo Bolsonaro acabou", diz dirigente do PL após apoio a Trump e crise com STF
Municípios