Pol´tica / Gestão Pública
Capacitação da Assomasul qualifica 400 servidores e fortalece gestão nos municípios de MS
Treinamento inclui uso do sistema e-Sfinge e busca garantir mais eficiência, segurança jurídica e transparência nas prefeituras
10/04/2025
19:30
DA REDAÇÃO
Ao centro, o presidente da Assomasul e prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli e o governador Eduardo Riedel e o presidente da Assembeia Legislativa, Gerson Claro ©Assomasul
Cerca de 400 servidores públicos de 72 municípios de Mato Grosso do Sul estão passando por uma capacitação intensiva promovida pela Assomasul (Associação dos Municípios de MS), com o objetivo de fortalecer a gestão administrativa municipal e aprimorar o desempenho técnico das equipes nas áreas de finanças e contabilidade, compras e licitações e recursos humanos.
O treinamento faz parte da Mentoria Técnica Gratuita, iniciativa que se estende até esta sexta-feira (11) e conta ainda com atendimento online por 90 dias, permitindo que os participantes mantenham o acompanhamento com especialistas e consolidem as práticas adquiridas durante a capacitação presencial.
“Essa qualificação vai auxiliar diretamente os municípios na melhoria da gestão administrativa. Com servidores mais preparados, ganhamos agilidade, conformidade legal, redução de erros e mais transparência na aplicação dos recursos públicos”, afirmou Thalles Tomazelli, presidente da Assomasul e prefeito de Itaquiraí.
Entre os temas abordados, um dos destaques é o sistema e-Sfinge, plataforma de controle do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), que recebe e monitora as informações das contas públicas das prefeituras. Os participantes estão sendo treinados para operar corretamente o sistema e evitar inconsistências na prestação de contas.
“Estamos vivendo um momento extremamente importante no que diz respeito à modernização dessa estrutura de prestação de contas ao Tribunal”, destacou o governador Eduardo Riedel, ao participar da abertura do evento.
Durante a abertura da semana de mentoria, o presidente do TCE-MS, Flávio Kayatt, reforçou o compromisso com os municípios. “Nossos técnicos estão à disposição para orientar os servidores e assegurar que toda a gestão pública atue com clareza, eficiência e dentro da legalidade”, pontuou.
Além do conteúdo técnico, a mentoria utiliza uma metodologia baseada em imersão e troca de experiências, abordando as situações mais comuns enfrentadas nas rotinas das prefeituras. O objetivo é garantir que os aprendizados sejam aplicáveis no dia a dia e contribuam diretamente para o fortalecimento da gestão pública local.
“Essa iniciativa coloca os municípios em outro patamar de gestão, garantindo que nossos servidores atuem com mais confiança, dentro da legalidade e preparados para os desafios da administração moderna”, completou Tomazelli.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Bolsonaro caminha pela primeira vez após cirurgia e segue recuperação com visitas restritas
Leia Mais
Prefeitura de Alcinópolis distribui ovos de Páscoa da Cacau Show para alunos da rede municipal
Leia Mais
Resultados da Mega-Sena, Dia de Sorte e Timemania desta terça (15); prêmios somam mais de R$ 58 milhões
Leia Mais
Governo Lula projeta salário mínimo de R$ 1.630 para 2026
Municípios