ECONOMIA
Cresce em 28% o número de empresas protestadas em MS e cartórios alertam para riscos na contratação de CNPJs irregulares
Mais de 180 mil CNPJs foram protestados em 2024 no estado; consulta gratuita pode evitar prejuízos e garantir segurança jurídica nas contratações
21/03/2025
11:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Um levantamento do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Mato Grosso do Sul (IEPTB/MS) revelou que o número de empresas protestadas em Cartórios do estado aumentou 28% em 2024, saltando de 140.789 CNPJs em 2023 para 180.509 neste ano. O avanço acende um alerta para consumidores e empresários sobre a importância de verificar a regularidade do CNPJ antes de fechar contratos ou prestar serviços.
A consulta gratuita pode ser feita de forma simples no site:
🔗 www.pesquisaprotesto.com.br
O número de pessoas físicas protestadas também teve alta significativa: de 492.423 em 2023 para 644.980 em 2024, uma elevação de 31%. Ao todo, somando CPFs e CNPJs, o total de protestos subiu de 633 mil para 825 mil no estado — um crescimento geral de 30%.
Segundo o presidente do Cartórios de Protesto de MS, Julian Gonçalves, o risco de prejuízo ao contratar uma empresa com pendências financeiras é real:
“Antes de fechar um contrato ou contratar uma empresa, é indispensável conferir sua situação financeira. Essa medida previne problemas como a não execução dos serviços prometidos, evitando prejuízos e disputas judiciais.”
O aumento está relacionado à aplicação da Resolução nº 547/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que obriga a União, Estados e Municípios a tentarem recuperar créditos via protesto em Cartório antes de acionar a Justiça.
A medida foi elogiada pelo presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, e já possibilitou:
A resolução proporciona maior agilidade, economia de recursos públicos e contribui para a eficiência da Justiça.
O serviço também vale para emissão de certidões negativas ou positivas de protesto, utilizadas para comprovação de regularidade em transações bancárias, financiamento, compra de imóveis e licitações.
Presentes em todos os municípios, os 56 Cartórios de Protesto de Mato Grosso do Sul desempenham papel fundamental na segurança das relações comerciais e na recuperação de crédito para os setores público e privado.
Eles são:
A Central do Protesto do MS reúne os serviços digitais dos cartórios do estado:
🔗 www.protestoms.org.br
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Carlão cobra agilidade e transparência do Executivo na liberação de licenças ambientais e de construção em Campo Grande
Leia Mais
Câmara de Campo Grande completa 100 dias com foco em soluções para mobilidade, saúde e infraestrutura
Leia Mais
Projeto de Hashioka propõe até 50% de desconto no IPVA para veículos híbridos em MS
Leia Mais
“Aqui, bandido não tem moleza”, diz Coronel David após morte de homem que ameaçou ex-mulher em Campo Grande
Municípios