POLÍTICA
Projeto que obriga prefeitura a divulgar aplicação de emendas parlamentares avança na Câmara
Proposta busca garantir mais transparência sobre repasses e execução de recursos públicos
20/03/2025
13:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande aprovaram, nesta quinta-feira (20), o parecer favorável à tramitação do Projeto de Lei n. 10.909/23, que prevê a publicidade obrigatória das informações sobre emendas parlamentares destinadas ao município. O projeto, de autoria do vereador Clodoilson Pires, agora segue para discussão e votação.
A proposta estabelece que a prefeitura de Campo Grande divulgue semestralmente os seguintes dados sobre as emendas parlamentares:
📌 Autor da emenda;
📌 Data do repasse;
📌 Valor do recurso;
📌 Destinação da verba;
📌 Previsão de conclusão da execução.
A medida tem como objetivo garantir mais transparência na destinação dos recursos públicos e permitir que parlamentares e a população acompanhem a aplicação das verbas no município.
A aprovação da tramitação ocorreu após divergências dentro da Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final, o que levou o projeto a ser analisado diretamente no Plenário. O debate desta quinta-feira foi exclusivamente sobre a legalidade da proposta, sem entrar no mérito do conteúdo.
O vereador Clodoilson Pires lembrou que, durante uma reunião entre vereadores e a Bancada Federal, realizada em fevereiro deste ano, deputados e senadores reclamaram da falta de informações sobre a execução dos recursos enviados à Capital.
🗣 "O objetivo é conferir mais transparência ao recebimento e aplicação das emendas. O Poder Legislativo tem o dever de fiscalizar os atos da administração e garantir que os recursos sejam bem aplicados", justificou o autor do projeto.
Além da tramitação do projeto de transparência, os vereadores também aprovaram, em regime de urgência, o Projeto de Decreto Legislativo 2.913/25, de autoria do vereador Carlos Augusto Borges (Carlão), concedendo o título de Visitante Ilustre à professora e psicopedagoga Sideuma Auxiliadora Rodrigues.
O Projeto de Lei 10.909/23 agora seguirá para discussão e votação no Plenário. Se aprovado, será enviado para sanção do Executivo Municipal.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PGR pede arquivamento de investigação contra Bolsonaro por cartão de vacinação falso
Leia Mais
Anvisa interdita venda de pasta de dente Colgate Clean Mint após relatos de reações adversas
Leia Mais
Projeto propõe isenção de IPVA para motoristas de aplicativo em MS
Leia Mais
Prefeitura de Bataguassu entrega kits escolares a alunos e professores da rede municipal
Municípios