POLÍTICA
Governo de MS apresenta prioridades e projetos para prefeitos eleitos durante congresso
Em evento voltado ao fortalecimento dos municípios, governador Eduardo Riedel destaca cooperação para desenvolvimento regional e melhoria dos serviços públicos
05/11/2024
21:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Em busca de fortalecer a gestão municipalista, o governador Eduardo Riedel participou nesta terça-feira (5) do 2º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul, realizado pela Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). No evento, secretários estaduais apresentaram as principais metas e projetos de cada pasta aos prefeitos eleitos e reeleitos, visando orientar investimentos e ações específicas para as 79 cidades do Estado.
Durante a cerimônia, Riedel reforçou o compromisso do governo com o atendimento às necessidades locais. “Todos os prefeitos terão as portas abertas no Governo do Estado. Assim vamos trabalhar juntos para beneficiar o cidadão. O Estado só é o que é por causa da capacidade e potencial de cada município. Neste evento, cada secretaria mostrou o que faz e como atua para atender melhor a população e o que pode somar nos municípios”, declarou o governador.
Entre as iniciativas apresentadas, destaque para o programa MS Ativo, que busca transformar a vida das pessoas ao investir em saúde, educação, assistência social e infraestrutura. Riedel anunciou que o programa seguirá firme em sua implementação nas 79 cidades, com um modelo de gestão focado em resultados, metas e dados. “Sabemos que cada cidade tem sua demanda, que é diferente da outra. Por isso vamos sentar novamente com cada gestor para discutir as prioridades,” afirmou.
O MS Ativo propõe uma nova abordagem na cooperação entre o Estado e os municípios, com políticas públicas personalizadas que considerem as especificidades locais. “Essa gestão orientada por dados garante entregas mais eficientes e direcionadas às necessidades reais da população”, reforçou o governador.
Durante o congresso, o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, enfatizou os quatro eixos prioritários que norteiam a administração estadual: digital, verde, próspero e inclusivo. Segundo Perez, a meta é coordenar as ações governamentais para garantir a execução eficiente do plano de governo. “Nosso conceito é fazer bem feito, para fazer dar certo,” declarou o secretário.
Cada secretário estadual teve a oportunidade de detalhar suas pastas e as iniciativas prioritárias que podem beneficiar diretamente os municípios, contribuindo para o desenvolvimento local e regional.
O 2º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul, apoiado pelo Governo do Estado e Sebrae-MS, reúne prefeitos, vereadores, servidores públicos e autoridades estaduais e federais para debater temas centrais como inovação, desenvolvimento econômico e regional, além de liderança e planejamento para transição de mandatos. O evento, iniciado na segunda-feira (4), segue até esta quarta-feira (6), oferecendo aos novos gestores orientações práticas e inovadoras que podem beneficiar suas gestões.
Assomasul coordena o congresso com o objetivo de promover a troca de conhecimentos entre os gestores, fortalecendo o municipalismo e incentivando o planejamento estratégico. O tema central, “Inovação e Planejamento no Fortalecimento do Municipalismo e na Transição de Mandato,” reflete a importância da adaptação das administrações às demandas atuais e futuras.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Governo planeja aumentar isenção do imposto de renda para R$ 3.036 em 2025
Leia Mais
Prefeita de Bataguassu impulsiona parcerias estaduais para transformar a cidade
Leia Mais
Novos valores e regras do salário-família em 2025: saiba quem tem direito e como solicitar
Leia Mais
Aulas voltam em fevereiro em MS com uso de celulares proibido
Municípios