Campo Grande (MS), Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025

POLÍTICA

Gerson Claro Destina Recursos para Exames de Pezinho e Salas de Tecnologia em APAEs

Emendas parlamentares beneficiam entidades de quatro municípios de Mato Grosso do Sul com kits de exames e equipamentos

05/11/2024

16:00

ASSECOM

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O Governo do Estado já repassou os recursos provenientes das emendas parlamentares do deputado estadual Gerson Claro, destinados às APAEs (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) de quatro municípios de Mato Grosso do Sul. Ao todo, foram investidos R$ 280 mil para a aquisição de kits de exame do pezinho, compra de equipamentos para salas de tecnologia, e melhorias em infraestrutura, como a troca de utensílios e equipamentos de cozinha.

A APAE de Campo Grande utilizou R$ 100 mil dos recursos recebidos para adquirir kits essenciais para a realização do teste do pezinho em 8 mil recém-nascidos, atendendo à demanda por quase 90 dias. Entre os exames comprados, estão 3.456 testes de IRT (Tripsina Imunorreativa), suficiente para um mês e uma semana. O exame é uma triagem para Fibrose Cística, uma doença genética que afeta principalmente o sistema respiratório e digestivo.

A entidade também adquiriu 8.064 testes de 17-Alfa-Hidroxiprogesterona, utilizados no diagnóstico de hiperplasia adrenal congênita, que afeta a produção de hormônios como o cortisol. Este lote cobre uma demanda de 2 meses e 15 dias. Além disso, foram comprados 8.064 testes de TSH para triagem de problemas na tireoide, como hipotireoidismo, em recém-nascidos.

Já a APAE de Bodoquena, que se prepara para se mudar para uma sede própria após 15 anos de atividades, usará os recursos para montar uma oficina de tecnologia equipada com computadores e mobiliário. A nova estrutura atenderá 75 pessoas, divididas em grupos de 20 para atividades tecnológicas.

Em Nova Alvorada do Sul, um projeto semelhante está em fase de implementação, com a proposta de beneficiar não apenas os alunos, mas também os pais, oferecendo acesso à tecnologia. Em Itaporã, a APAE, que atende 80 pessoas com necessidades especiais, destinou os recursos para modernizar completamente a cozinha, substituindo equipamentos e utensílios.

 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: