Campo Grande (MS), Terça-feira, 03 de Dezembro de 2024

DIA DE FINADOS

Confira o que abre e o que fecha neste feriado de Finados em Campo Grande

Shoppings, supermercados, transporte público e serviços essenciais têm horários de atendimento alterados; veja a programação completa

02/11/2024

07:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Neste sábado (2), Dia de Finados, diversos serviços e estabelecimentos em Campo Grande terão horários especiais. Confira como se programar para o feriado.

Cemitérios

Os três cemitérios públicos de Campo Grande — Santo Amaro, Cruzeiro e Santo Antônio — devem receber cerca de 69 mil visitantes ao longo do dia. Os portões estarão abertos das 7h às 17h, com duas missas programadas em cada cemitério: uma no período da manhã e outra à tarde.

Para garantir a segurança e organização do público, a entrada de veículos estará restrita. A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), a Guarda Civil Metropolitana e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) estarão presentes para controlar o trânsito e orientar os visitantes.

Transporte público

A Agetran informa que haverá operação especial para os ônibus no feriado, com a tarifa fixada em R$ 1,90 para pagamentos com o cartão eletrônico (SMART CARD).

  • Linhas operando como nos sábados: 051, 061, 071, 072, 073, 080, 081, 085, 313, 316, 403, 515, 517, 520 e 522.
  • Linhas com plano de segunda a sexta-feira: 222, 229, 503 e 507.
  • Linhas especiais para cemitérios: A linha 300 atende o Cemitério Jardim da Paz, na saída para Sidrolândia, enquanto a linha 400 faz o trajeto até o Cemitério Santo Amaro.
  • Veículos de reserva: Três veículos estarão disponíveis nos terminais das 5h30 às 8h30 e das 16h às 18h30, além de suporte na Praça Ari Coelho das 15h às 18h.

O Consórcio Guaicurus fará ajustes operacionais conforme a demanda de passageiros, principalmente nos horários de maior fluxo, que vão das 4h40 às 8h30, das 10h30 às 13h30 e das 16h às 18h30.

Supermercados

Os supermercados de Campo Grande podem funcionar normalmente durante o feriado, seguindo a legislação trabalhista que garante a folga compensatória para os funcionários. A Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados (AMAS) lembra que os municípios do interior devem observar os acordos coletivos estabelecidos por seus respectivos sindicatos.

Repartições públicas

A Prefeitura de Campo Grande, o Governo do Estado e o Governo Federal estarão em ponto facultativo no feriado, com retorno às atividades na segunda-feira (4). No entanto, os serviços essenciais, como saúde e segurança, permanecem em funcionamento.

Bancos

Os bancos não abrirão no feriado, de acordo com a Resolução nº 4.880 do Conselho Monetário Nacional. Serviços digitais estarão disponíveis, e contas que vencem no feriado poderão ser pagas no próximo dia útil sem acréscimo.

Comércio

As lojas do comércio varejista de Campo Grande não poderão abrir no Dia de Finados, conforme a Convenção Coletiva de Trabalho entre o Sindivarejo CG, Fecomércio-MS e o Sindicato dos Empregados no Comércio. O descumprimento desta norma pode resultar em multas.

Shoppings

  • Shopping Bosque dos Ipês: A praça de alimentação e as opções de lazer funcionam das 10h às 21h. O cinema segue com sua programação normal, mas as lojas estarão fechadas.
  • Shopping Pátio Central: Não abrirá.
  • Shopping Campo Grande: As lojas poderão funcionar conforme a decisão dos lojistas, seguindo acordos com o sindicato.

Casa da Saúde

A Casa da Saúde seguirá o calendário do Governo do Estado, sem atendimento durante o feriadão, retornando às atividades no próximo dia útil.

Delegacias

O atendimento policial será mantido em regime de plantão nas unidades 4ª Delegacia de Polícia, Depac Centro, Cepol e Deam. As delegacias de bairros estarão fechadas, reabrindo no próximo dia útil.

Judiciário

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) não funciona aos fins de semana, operando apenas com a escala plantonista. Os contatos dos plantonistas podem ser encontrados no site oficial do TJMS, na seção "Plantão".

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: