Campo Grande (MS), Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025

ECONOMIA

Mutirão de renegociação de dívidas começa hoje com ofertas especiais para consumidores

Ação promovida pelo Banco Central e Febraban oferece parcelamentos, descontos e juros reduzidos

01/11/2024

12:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A partir desta sexta-feira (1º), os consumidores têm a oportunidade de renegociar suas dívidas de cartão de crédito, cheque especial ou crédito consignado no Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. A iniciativa, que é realizada em parceria entre o Banco Central, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) e os Procons de todo o Brasil, estará disponível até o dia 30 de novembro.

As condições especiais incluem parcelamentos, descontos e taxas de juros reduzidas. Na edição anterior, realizada em março deste ano, mais de 1,6 milhão de contratos foram renegociados, aliviando o endividamento de muitas famílias. A lista de bancos participantes pode ser consultada na página oficial do mutirão na internet.

Modalidades de dívidas que podem ser negociadas

Podem ser renegociadas dívidas de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras formas de crédito oferecidas por bancos e instituições financeiras, desde que estejam em atraso, não tenham bens dados em garantia e não estejam prescritas.

Como consultar suas dívidas

Os consumidores podem verificar suas pendências financeiras por meio do Registrato, sistema do Banco Central que oferece o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR). O relatório detalha as dívidas em nome do consumidor perante as instituições financeiras. Para acessar o Registrato, é necessário ter uma conta no Gov.br, a plataforma de serviços digitais do governo.

Realizando a negociação

As negociações podem ser feitas diretamente com a instituição financeira por meio de seus canais oficiais. Outra opção é realizar a intermediação por meio do portal Consumidor.Gov.Br, que também requer uma conta Gov.br nos níveis Prata ou Ouro. O portal permite que os consumidores registrem suas demandas e busquem acordos com as empresas.

Para mais informações e para consultar a lista de bancos participantes, acesse a página oficial do mutirão aqui.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: