ECONOMIA
Mutirão de renegociação de dívidas começa hoje com ofertas especiais para consumidores
Ação promovida pelo Banco Central e Febraban oferece parcelamentos, descontos e juros reduzidos
01/11/2024
12:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A partir desta sexta-feira (1º), os consumidores têm a oportunidade de renegociar suas dívidas de cartão de crédito, cheque especial ou crédito consignado no Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. A iniciativa, que é realizada em parceria entre o Banco Central, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) e os Procons de todo o Brasil, estará disponível até o dia 30 de novembro.
As condições especiais incluem parcelamentos, descontos e taxas de juros reduzidas. Na edição anterior, realizada em março deste ano, mais de 1,6 milhão de contratos foram renegociados, aliviando o endividamento de muitas famílias. A lista de bancos participantes pode ser consultada na página oficial do mutirão na internet.
Podem ser renegociadas dívidas de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras formas de crédito oferecidas por bancos e instituições financeiras, desde que estejam em atraso, não tenham bens dados em garantia e não estejam prescritas.
Os consumidores podem verificar suas pendências financeiras por meio do Registrato, sistema do Banco Central que oferece o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR). O relatório detalha as dívidas em nome do consumidor perante as instituições financeiras. Para acessar o Registrato, é necessário ter uma conta no Gov.br, a plataforma de serviços digitais do governo.
As negociações podem ser feitas diretamente com a instituição financeira por meio de seus canais oficiais. Outra opção é realizar a intermediação por meio do portal Consumidor.Gov.Br, que também requer uma conta Gov.br nos níveis Prata ou Ouro. O portal permite que os consumidores registrem suas demandas e busquem acordos com as empresas.
Para mais informações e para consultar a lista de bancos participantes, acesse a página oficial do mutirão aqui.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Detran-MS alerta sobre golpes de notificação de suspensão de CNH via SMS e e-mail
Leia Mais
Ministro nega pedido de Bolsonaro para viajar aos EUA e participar da posse de Trump
Leia Mais
Suzano abre 13 oportunidades de emprego em MS para Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas
Leia Mais
Estado avalia renegociação de dívida de bilhões com apoio da União
Municípios