COMEMORAÇÃO
Halloween: uma das celebrações mais populares do mundo é comemorada nesta quinta-feira (31)
Tradição com origem celta ganha espaço no Brasil e traz costumes, símbolos e muita diversão
31/10/2024
00:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Nesta quinta-feira (31), comemora-se o Halloween — conhecido no Brasil como o Dia das Bruxas. A celebração, cada vez mais popular, inclui tradições como a de crianças se fantasiarem para pedir doces em portas de vizinhos, decorar casas com enfeites "assustadores" e participar de festas temáticas. A prática de "doces ou travessuras" teve origem em um costume europeu do século IX, chamado "souling", onde pessoas pediam pães em troca de orações pelas almas dos mortos.
Historiadores associam o Halloween à festa celta Samhain, comemorada nas Ilhas Britânicas e considerada um momento de transição entre o verão e o inverno, marcado pela conexão com os espíritos. O termo "Halloween" deriva da expressão inglesa All Hallows' Eve, que significa "véspera do Dia de Todos os Santos", uma adaptação cristã feita pela Igreja Católica.
O Halloween chegou aos Estados Unidos em 1840 com imigrantes irlandeses e ganhou a forma como é celebrado hoje: um festival com fantasias, abóboras iluminadas e símbolos místicos. As abóboras esculpidas, uma das figuras mais populares, remetem à lenda irlandesa de Jack O' Lantern, um homem cuja alma, após não ser aceita nem no céu nem no inferno, vagava pelas noites iluminando seu caminho com um nabo — lenda que se transformou em abóboras com velas.
Os símbolos do Halloween estão associados ao medo e ao sobrenatural: vampiros, zumbis, bruxas, gatos pretos, caveiras, morcegos e as cores laranja, preto e roxo. Essas figuras têm diferentes significados: os gatos pretos são ligados à superstição e ao azar; os zumbis, a cadáveres em busca de vingança; e os vampiros simbolizam a busca por sangue e a escuridão.
Embora tradicionalmente as pessoas se fantasiem de figuras assustadoras, como demônios, fantasmas e bruxas, hoje é comum a escolha de fantasias de super-heróis, personagens de filmes e outras figuras populares. A criatividade é um dos elementos mais valorizados na tradição do Halloween, permitindo uma ampla liberdade de escolha.
Hoje, o Halloween é uma festa marcante na cultura norte-americana e cada vez mais presente no Brasil, onde crianças e adultos se divertem com fantasias e enfeites temáticos. A tradição continua evoluindo, mas mantém seu espírito original de celebração, simbolismo e, claro, um toque de mistério.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Celso Abrantes é eleito prefeito de Bandeirantes (MS) com 53,9% dos votos válidos
Leia Mais
IBGE prorroga inscrições para estágio com 11 vagas em Campo Grande
Leia Mais
Zambelli quer acareação com Delgatti, mas só aceita se for por videoconferência
Leia Mais
Escolha de novos dirigentes do PT deve fortalecer base no MS e ampliar protagonismo nacional
Municípios