COMEMORAÇÃO
Halloween: uma das celebrações mais populares do mundo é comemorada nesta quinta-feira (31)
Tradição com origem celta ganha espaço no Brasil e traz costumes, símbolos e muita diversão
31/10/2024
00:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Nesta quinta-feira (31), comemora-se o Halloween — conhecido no Brasil como o Dia das Bruxas. A celebração, cada vez mais popular, inclui tradições como a de crianças se fantasiarem para pedir doces em portas de vizinhos, decorar casas com enfeites "assustadores" e participar de festas temáticas. A prática de "doces ou travessuras" teve origem em um costume europeu do século IX, chamado "souling", onde pessoas pediam pães em troca de orações pelas almas dos mortos.
Historiadores associam o Halloween à festa celta Samhain, comemorada nas Ilhas Britânicas e considerada um momento de transição entre o verão e o inverno, marcado pela conexão com os espíritos. O termo "Halloween" deriva da expressão inglesa All Hallows' Eve, que significa "véspera do Dia de Todos os Santos", uma adaptação cristã feita pela Igreja Católica.
O Halloween chegou aos Estados Unidos em 1840 com imigrantes irlandeses e ganhou a forma como é celebrado hoje: um festival com fantasias, abóboras iluminadas e símbolos místicos. As abóboras esculpidas, uma das figuras mais populares, remetem à lenda irlandesa de Jack O' Lantern, um homem cuja alma, após não ser aceita nem no céu nem no inferno, vagava pelas noites iluminando seu caminho com um nabo — lenda que se transformou em abóboras com velas.
Os símbolos do Halloween estão associados ao medo e ao sobrenatural: vampiros, zumbis, bruxas, gatos pretos, caveiras, morcegos e as cores laranja, preto e roxo. Essas figuras têm diferentes significados: os gatos pretos são ligados à superstição e ao azar; os zumbis, a cadáveres em busca de vingança; e os vampiros simbolizam a busca por sangue e a escuridão.
Embora tradicionalmente as pessoas se fantasiem de figuras assustadoras, como demônios, fantasmas e bruxas, hoje é comum a escolha de fantasias de super-heróis, personagens de filmes e outras figuras populares. A criatividade é um dos elementos mais valorizados na tradição do Halloween, permitindo uma ampla liberdade de escolha.
Hoje, o Halloween é uma festa marcante na cultura norte-americana e cada vez mais presente no Brasil, onde crianças e adultos se divertem com fantasias e enfeites temáticos. A tradição continua evoluindo, mas mantém seu espírito original de celebração, simbolismo e, claro, um toque de mistério.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Obras na BR-163/MS exigem atenção redobrada dos motoristas; confira trechos com desvios e operações pare-e-siga
Leia Mais
Novembro Azul: vereador Carlão destaca a importância do cuidado com a saúde masculina e do diagnóstico precoce
Leia Mais
Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos, em São Paulo
Leia Mais
Repasse de R$ 1 milhão garante segunda turma de Direito da Uems em Bataguassu
Municípios