COMPETITIVIDADE
Potencialidades e vantagens de MS são apresentadas para empresários em Londres
Governador Eduardo Riedel destaca oportunidades de investimento durante evento internacional
29/10/2024
13:00
SECOM
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
As potencialidades e vantagens competitivas de Mato Grosso do Sul foram apresentadas pelo governador Eduardo Riedel a empresários de diversos setores no 'Lide Brazil Conference', realizado nesta terça-feira (29) em Londres, Reino Unido. O evento é promovido pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais) em parceria com a Folha de São Paulo e o portal UOL.
Riedel foi um dos palestrantes do painel sobre 'agricultura e meio ambiente', ao lado dos secretários Rodrigo Perez (Segov) e Jaime Verruck (Semadesc), destacando as oportunidades de investimentos no estado. Mato Grosso do Sul se destaca pela logística, geração de empregos, e melhoria da qualidade de vida, com foco na segurança alimentar, transição energética, sustentabilidade e inclusão social.
Empresas como Suzano, Eldorado, Bracell e Arauco têm investido na expansão de florestas plantadas no estado, transformando 1,5 milhão de hectares de pastagens degradadas em áreas de alta produtividade, incluindo agricultura, floresta plantada e citrus. “Esses investimentos vêm acompanhados de industrialização, promovendo o desenvolvimento econômico”, explicou Riedel.
A reforma tributária em andamento também foi destacada pelo governador como um fator que irá alterar a atração de novos investimentos, priorizando infraestrutura e competitividade. “Será fundamental que os estados ofereçam infraestrutura e diferenciais competitivos para atrair investidores”, ressaltou.
O governador mencionou quatro grandes setores no estado: florestal, bioenergia, citrus e proteínas animais, que têm atraído cooperativas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Nosso objetivo é alcançar desenvolvimento e inclusão social por meio desses setores”, enfatizou.
Riedel também destacou os investimentos em infraestrutura, com mais de R$ 10 bilhões já realizados em concessões rodoviárias e a implementação de uma PPP para instalação de 7 mil km de fibra ótica nos 79 municípios do estado, conectando áreas rurais e urbanas. “Estamos negociando mais de R$ 5,7 bilhões para melhorar a infraestrutura rodoviária e de transporte no estado”, afirmou o governador.
O governador reforçou o compromisso de Mato Grosso do Sul com a sustentabilidade, incluindo a preservação de água, biodiversidade e balanço de carbono. O estado está implementando políticas públicas que incentivam a preservação ambiental por meio de remuneração para aqueles que optam por práticas sustentáveis, incluindo o lançamento de um programa de pagamento por serviços ambientais no Pantanal, previsto para o primeiro trimestre de 2025.
“O objetivo é tornar o estado carbono neutro até 2030, usando políticas públicas que beneficiem a economia e o meio ambiente. Estamos preparados para essa nova era de sustentabilidade global”, concluiu Riedel.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Morre José Mujica aos 89 anos: ex-presidente do Uruguai foi símbolo da esquerda, da simplicidade e da resistência
Leia Mais
Caravina cobra explicações sobre atraso no concurso da Polícia Civil de MS
Leia Mais
Janja causa constrangimento em reunião com Xi Jinping ao criticar TikTok durante missão oficial à China
Leia Mais
Proposta de mudança no regimento gera embate entre Landmark e presidente da CPI do Transporte em Campo Grande
Municípios