JUSTIÇA ELEITORAL
Dois municípios de MS devem ter novas eleições para prefeito
TRE-MS trabalha para definir a situação das prefeituras de Bandeirantes e São Gabriel do Oeste até novembro
28/10/2024
15:30
CGN
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Apesar do encerramento das eleições municipais de 2024 no segundo turno, realizado no último domingo (27), duas cidades de Mato Grosso do Sul ainda enfrentam incertezas sobre a escolha de seus prefeitos. Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), desembargador Carlos Eduardo Contar, as prefeituras de Bandeirantes e São Gabriel do Oeste permanecem sem definições e poderão ter novas eleições.
Em São Gabriel do Oeste, localizada a 136 km de Campo Grande, o resultado das eleições ainda está sub judice. Os eleitores elegeram a chapa de Leocir Montagna (PSD) e Rogério Rohr (PSD), que recebeu 49,38% dos votos. No entanto, o diretório estadual do PSD, liderado pelo senador Nelsinho Trad, não reconheceu a convenção municipal que oficializou a candidatura da chapa, argumentando que havia um acordo para apoiar Sergio Marcon (PSDB), que terminou em segundo lugar com 42,43% dos votos.
O caso está sob análise do TRE-MS, que deve decidir em breve sobre a validade da eleição. “Ainda não há data para definição, mas será resolvido em novembro”, declarou o desembargador Contar. Se não houver uma decisão até o dia 1º de janeiro de 2025, o presidente da Câmara de São Gabriel do Oeste deverá assumir interinamente a prefeitura, e uma nova eleição poderá ser convocada no município.
Em Bandeirantes, a 70 km da Capital, a situação já está definida: uma nova eleição para a prefeitura será necessária, embora ainda não tenha uma data marcada. No primeiro turno, realizado em 6 de outubro, o atual prefeito Álvaro Nackle Urt (PSDB) foi reeleito com 29,81% dos votos, junto de sua vice, Tatiane Maria Miyasato (MDB).
No entanto, no dia 10 de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu o registro de candidatura de Álvaro Urt, que havia concorrido sob liminar. A decisão foi proferida pelo ministro André Mendonça, em resposta a um recurso especial eleitoral apresentado pelo Ministério Público Eleitoral. A candidatura foi impugnada devido a uma cassação de mandato anterior, ocorrida em 29 de setembro de 2020, o que torna impossível a posse do tucano.
O presidente do TRE-MS, desembargador Contar, destacou que ambas as situações serão resolvidas até novembro, evitando que os municípios fiquem sem um representante eleito no início de 2025. A expectativa é que novas eleições sejam convocadas o quanto antes, garantindo que a população de Bandeirantes e São Gabriel do Oeste possa escolher seus prefeitos de forma definitiva.
Se novas eleições forem confirmadas, a organização e o cronograma serão divulgados pelo TRE-MS. Até lá, os municípios poderão ser administrados interinamente pelos presidentes das câmaras municipais, caso não haja decisão judicial até 1º de janeiro de 2025.
Para mais informações e atualizações sobre o processo eleitoral em Mato Grosso do Sul, acesse o site oficial do TRE-MS.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Deputado Vander Loubet lança projetos estratégicos com mais de R$ 25 milhões em investimentos na UFMS
Leia Mais
Suzano abre processos seletivos em Brasilândia, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas com vagas para diversas áreas
Leia Mais
Marfrig abre vagas de emprego para unidade de Bataguassu com inscrições até 30 de abril
Leia Mais
Gerson Claro ganha força como nome de Tereza Cristina para o Senado em 2026
Municípios