ELEIÇÕES 2024
Rose Modesto lidera pesquisa Quaest para segundo turno em Campo Grande com 51% dos votos válidos
Disputa acirrada: Rose Modesto e Adriane Lopes estão tecnicamente empatadas na disputa pela prefeitura da capital
26/10/2024
19:20
G1
Rose Modesto e Adriane Lopes. — Foto: Rafaela Moreira
Pesquisa Quaest encomendada pela TV Morena e divulgada neste sábado (26) revela que a candidata Rose Modesto (União Brasil) está com 51% das intenções de voto nos votos válidos, enquanto Adriane Lopes (PP) aparece com 49%. O levantamento, realizado para o segundo turno da eleição em Campo Grande, aponta um cenário de disputa acirrada para a prefeitura da capital.
O cálculo dos votos válidos é feito da mesma forma como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulga o resultado oficial das eleições, desconsiderando votos brancos, nulos e eleitores indecisos. Segundo a Quaest, o resultado leva em conta as intenções de voto, o padrão de comparecimento eleitoral e o perfil de engajamento dos eleitores em Campo Grande.
A pesquisa foi realizada presencialmente nos dias 25 e 26 de outubro, entrevistando 1.000 eleitores com 16 anos ou mais. Com um nível de confiança de 95%, a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo MS-03943/2024.
Felipe Nunes, diretor da Quaest, explica que o instituto combina dados oficiais do TSE com perguntas específicas para identificar o engajamento dos eleitores, usando um modelo “likely voter”, que atribui pesos e probabilidades aos entrevistados, indicando a chance de irem às urnas. "Nossa metodologia busca tornar a pesquisa mais precisa e informativa, refletindo o comportamento real do eleitorado", afirma Nunes.
Além dos votos válidos, a Quaest também realizou pesquisas de intenção de voto estimulada e espontânea:
Pesquisa estimulada (quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores):
Pesquisa espontânea (quando os nomes dos candidatos não são apresentados):
Com a margem de erro da pesquisa, a disputa permanece tecnicamente empatada entre as duas candidatas, mostrando que a decisão pode ocorrer nos últimos dias de campanha, quando os indecisos tendem a definir seu voto. A eleição para a prefeitura de Campo Grande segue intensa, e o resultado final promete ser definido por detalhes, especialmente no que diz respeito à mobilização e ao comparecimento dos eleitores no segundo turno.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Carreta da Mulher realiza 218 atendimentos em seis dias e amplia oferta de exames em Três Lagoas
Leia Mais
Cidadania/MS elege nova direção e defende diálogo para superar polarização política
Leia Mais
Fachin propõe código de conduta para ministros dos tribunais superiores após polêmica envolvendo Toffoli
Leia Mais
“Anistia para Bolsonaro está fora de questão”, diz Paulinho da Força sobre projeto de dosimetria
Municípios