COMEMORAÇÃO
Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo
Profissionais garantem segurança e eficiência do transporte aéreo no Brasil e no mundo
20/10/2024
00:00
DA REDAÇÃO
Todos os anos, mais de 100 milhões de passageiros e 1,6 milhão de toneladas de carga são transportados por via aérea no Brasil, através de mais de um milhão de voos que conectam cerca de quatro mil aeródromos em todo o País e ao redor do mundo. A segurança, fluidez e ordenação eficaz desses voos dependem do trabalho meticuloso e em tempo real dos controladores de tráfego aéreo.
O Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo, celebrado em 20 de outubro, foi instituído em 1960 durante o primeiro encontro mundial da categoria na Grécia, evento que também marcou a criação da Federação Internacional de Controladores do Tráfego Aéreo (IFATCA).
No Brasil, a atividade de controle de tráfego aéreo iniciou-se em 1944, com a formação da primeira turma de controladores pela Força Aérea Brasileira (FAB) na antiga Escola Técnica de Aviação (ETAv), em São Paulo. A partir de 1951, a formação foi transferida para a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP). Atualmente, a formação dos controladores ocorre em instituições como o Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) e o Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), capacitando tanto militares quanto civis.
Controladores de tráfego aéreo desempenham um papel fundamental, exigindo habilidades específicas como atenção, raciocínio rápido, equilíbrio emocional e capacidade de adaptação às tecnologias em constante evolução. Segundo o Primeiro Sargento Hilton Vanderlei de Souza, do CINDACTA III, o setor de aviação evolui rapidamente, exigindo uma constante adaptação dos profissionais.
A Segundo Sargento Bruna Martins, instrutora no Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), reforça a importância da preparação dos novos controladores: “Promovo o aprendizado de forma prática e acompanho o instruendo na posição operacional, orientando, auxiliando e intervindo.”
Parabéns aos controladores de tráfego aéreo, profissionais essenciais para a segurança, eficiência e ordenação do espaço aéreo brasileiro!
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Celso Abrantes é eleito prefeito de Bandeirantes (MS) com 53,9% dos votos válidos
Leia Mais
IBGE prorroga inscrições para estágio com 11 vagas em Campo Grande
Leia Mais
Zambelli quer acareação com Delgatti, mas só aceita se for por videoconferência
Leia Mais
Escolha de novos dirigentes do PT deve fortalecer base no MS e ampliar protagonismo nacional
Municípios