DOAÇÃO
Cartórios de MS promovem mutirão de doação de órgãos no Shopping Norte Sul neste sábado
Ação gratuita oferece emissão de autorizações eletrônicas de doações, buscando reduzir a fila de espera por transplantes no Brasil, que ultrapassa 60 mil pessoas.
16/10/2024
14:00
ASSECOM
©REPRODUÇÃO
Neste sábado (19/10), os Cartórios de Notas de Mato Grosso do Sul realizarão a 2ª edição da Jornada Notarial, evento gratuito que neste ano foca na conscientização e emissão de Autorizações Eletrônicas para Doação de Órgãos (AEDO). O atendimento ao público acontecerá no Shopping Norte Sul Plaza, em Campo Grande, das 10h às 16h.
O mutirão visa conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e incentivar a emissão da AEDO, um documento digital que registra a intenção de ser doador de órgãos. Este serviço, oferecido gratuitamente, facilita o processo de doação e pode ser consultado pelos responsáveis do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, ajudando a reduzir a fila de espera por transplantes no Brasil, que ultrapassa 60 mil pessoas.
Desde que a emissão da AEDO foi regulamentada pelo Provimento nº 164/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mais de 200 autorizações foram solicitadas nos cartórios de Mato Grosso do Sul, contribuindo para um sistema mais ágil e eficiente.
Para emitir a AEDO, os interessados devem comparecer ao evento com documento de identidade com foto. Durante o atendimento, um profissional colherá as informações necessárias e emitirá um Certificado Digital Notarizado, que garante a autenticidade da assinatura digital do doador. A declaração é registrada na plataforma e-Notariado, integrando os serviços digitais dos cartórios brasileiros.
Cada cidadão pode ter apenas uma AEDO ativa. Caso deseje atualizar sua declaração para incluir novos órgãos, deverá revogar a anterior e emitir uma nova. A emissão é gratuita e também pode ser feita online pelo link.
Além da emissão da AEDO, a Jornada Notarial oferecerá esclarecimentos sobre questões práticas como testamentos, heranças, divórcios, compra e venda de imóveis e outros serviços notariais que asseguram a segurança jurídica dos atos pessoais e patrimoniais.
O Colégio Notarial do Brasil – Seccional do Mato Grosso do Sul (CNB/MS) representa os tabeliães de notas do estado e integra o Conselho Federal (CNB/CF), que é filiado à União Internacional do Notariado (UINL). Esta entidade global reúne 89 países, representando 2/3 da população mundial e 60% do PIB global, com o objetivo de promover a segurança jurídica e a confiança nos serviços notariais.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Receita Federal libera consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda
Leia Mais
Cerimônia marca posse do novo juiz titular do Juizado Especial de Trânsito de Campo Grande
Leia Mais
Emenda de Caravina garante conforto e melhorias na educação em Corguinho
Leia Mais
Lula se retrata após dizer que traficantes são “vítimas” de usuários: “Fiz uma frase mal colocada”
Municípios