Campo Grande (MS), Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025

ELEIÇÕES 2024

TRE-MS reforça compromisso com transparência, segurança e acessibilidade nas eleições de 2024

Expectativa é que o resultado das eleições municipais seja divulgado no domingo, por volta das 18h, com segurança reforçada e medidas de acessibilidade.

05/10/2024

07:25

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) está preparando um pleito organizado e transparente para as eleições municipais de 2024, com foco total no eleitor. Segundo o juiz auxiliar da vice-presidência e corregedoria do TRE-MS, Olivar Augusto Roberti Coneglian, a prioridade da Justiça Eleitoral é garantir que o processo eleitoral ocorra de maneira justa, segura e acessível para todos.

“O grande ator do dia da eleição é o eleitor. O momento de votar é sagrado, e a preservação da urna e do local de votação é uma responsabilidade absoluta da Justiça Eleitoral”, afirma o juiz. Ele também destacou a importância de proibir o uso de celulares na cabine de votação para evitar coação e compra de votos, protegendo o direito de o eleitor votar de forma livre e sigilosa.

Segurança reforçada

Em termos de segurança, todas as forças policiais estão mobilizadas para garantir a tranquilidade no dia da eleição. O juiz Olivar Coneglian explicou que a Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, guardas municipais e até o Exército estão trabalhando de forma coordenada. Locais de difícil acesso, como aldeias indígenas e áreas remotas, terão apoio especial do Exército, responsável pelo transporte e segurança das urnas, como é o caso de Porto Esperança, em Corumbá.

Juiz auxiliar da vice-presidência e corregedoria do TRE-MS, Olivar Augusto Roberti Coneglian (Foto: Marcos Maluf)

Cada local de votação contará com a presença de pelo menos dois policiais, assegurando a ordem e segurança em todas as zonas eleitorais. "Estamos bastante tranquilos, está tudo muito bem organizado", garantiu o juiz.

Confiança nas urnas eletrônicas

Quanto à segurança do sistema eleitoral, o TRE-MS mantém total confiança na integridade das urnas eletrônicas. Coneglian destacou que as urnas não são conectadas à internet, o que elimina o risco de ataques cibernéticos. Além disso, ao término da votação, cada urna imprime um boletim de resultados que é comparado com os dados transmitidos digitalmente, assegurando a transparência do processo. "Nunca foi demonstrado que o sistema tem falhas", reforçou.

Expectativa para o resultado

A expectativa é que a apuração seja rápida, com o resultado final da maioria dos municípios sendo divulgado até as 18h de domingo (5). Contudo, municípios com desafios logísticos ou atrasos poderão ter os resultados divulgados um pouco mais tarde. Vale lembrar que o horário de votação em Mato Grosso do Sul seguirá o horário de Brasília, sendo realizado das 7h às 16h no horário local.

Combate à desinformação

O combate à desinformação também é uma prioridade do TRE-MS. A Justiça Eleitoral tem atuado de maneira incisiva contra a disseminação de fake news, tanto sobre o sistema eleitoral quanto entre os candidatos. Denúncias sobre informações falsas, além de serem alvo de multas, são frequentemente fiscalizadas pelos próprios candidatos. O TRE-MS também disponibiliza o aplicativo Pardal, onde eleitores podem denunciar irregularidades, incluindo o envio de provas como fotos e vídeos.

Acessibilidade nas eleições

Outro ponto crucial abordado pelo juiz Olivar Coneglian foi o compromisso com a acessibilidade. Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida contarão com o apoio de equipes treinadas nos locais de votação. Além disso, desde o momento da solicitação ou transferência do título, medidas específicas são adotadas para garantir que o processo eleitoral seja acessível a todos.

Previsão de comparecimento

A taxa de abstenção para as eleições municipais de 2024 deve ser semelhante à registrada nos últimos pleitos, em torno de 25%. Contudo, o juiz expressou confiança no comparecimento dos eleitores e garantiu que o TRE-MS está preparado para lidar com qualquer denúncia de irregularidade, tanto no primeiro turno quanto em um possível segundo turno, caso seja necessário em Campo Grande ou em outros municípios.

 

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: