TRÂNSITO
CCR MSVia realiza simulação de acidente com múltiplas vítimas e produtos perigosos em Campo Grande
Cenário envolveu quatro veículos, incluindo um ônibus clandestino, carreta-tanque e dois carros, com 20 vítimas simuladas
28/09/2024
13:45
CCR
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Neste sábado (28/09), a CCR MSVia promoveu seu 10º Simulado de Acidente com Produto Perigoso e Múltiplas Vítimas, em Campo Grande. O exercício ocorreu em frente ao Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes, durante o CBMEDE 2024 (Congresso Brasileiro de Medicina de Emergência). O objetivo do treinamento foi capacitar equipes de trânsito e resgate para agir de forma rápida e coordenada em casos de acidentes graves e complexos.
A simulação representou um acidente envolvendo um ônibus clandestino, uma carreta-tanque carregada com 30 mil litros de etanol e dois veículos de passeio, resultando em 20 vítimas. O acidente foi desencadeado por uma falha no sistema de freios do ônibus, levando a uma colisão com a carreta, seguida pelo tombamento do ônibus e o engavetamento dos outros dois veículos.
O impacto causou um vazamento de etanol, criando um cenário de alto risco de explosão. Entre as 20 vítimas simuladas, um dos passageiros do ônibus veio a óbito, enquanto os demais sofreram ferimentos de variados graus de gravidade. Os ocupantes dos veículos de passeio também tiveram múltiplos ferimentos, enquanto o motorista da carreta sofreu ferimentos leves.
O atendimento às vítimas foi realizado por equipes da CCR MSVia, em parceria com o Corpo de Bombeiros, SAMU, além do uso de helicópteros da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal. Viaturas de inspeção e guinchos também foram disponibilizados para remover os veículos envolvidos no acidente.
O simulado contou com a colaboração de diversas instituições de trânsito e segurança, incluindo a Polícia Rodoviária Federal (PRF/MS), Polícia Militar e Ambiental de Mato Grosso do Sul, Detran-MS, Polícia Científica, Defesa Civil, além da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e outros parceiros como o IBAMA, Imasul e a Transportadora Kátia Locatelli.
O evento foi uma oportunidade para testar e melhorar a capacidade de resposta das equipes diante de emergências que envolvem múltiplas vítimas e materiais perigosos, como o etanol, promovendo a integração entre as diferentes instituições e reforçando a segurança em possíveis acidentes reais.
#jornaldoestadoms
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Justiça suspende júri e autoriza estudante acusado de matar corredora a se mudar para Goiás
Leia Mais
Zé Teixeira homenageia Moto Clube Abandonadus e Irmã Silvia por relevantes ações sociais em MS
Leia Mais
Gerson Claro vê filiação de Riedel ao Progressistas como marco de governabilidade em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Em ato de filiação de Eduardo Riedel, Tereza Cristina promete bancada federal ‘raiz’ do Progressistas em 2026
Municípios