OPORTUNIDADE
Curso gratuito de marcenaria abre vagas para jovens em Campo Grande
Após 6 meses de formação inicial os jovens são encaminhados ao mercado de trabalho
16/08/2024
11:05
FERNANDA PEREIRA
©DIVULGAÇÃO
A Escola Pau-Brasil, projeto social de profissionalização em marcenaria e design de móveis da organização GIRA Solidário, está com inscrições abertas para jovens de 18 a 21 anos, de famílias de baixa renda. No projeto, que existe em Campo Grande desde 2007, os jovens são apresentados à profissão de marceneiro e design de móveis.
O curso é gratuito e após a formação inicial de 6 meses os alunos já são encaminhados ao mercado de trabalho. O professor de marcenaria, Eduardo Barros, explica que recentemente a Escola passou por uma atualização na metodologia de ensino. “Nós realizamos uma extensa pesquisa com o setor moveleiro na Capital e pudemos mapear as principais necessidades das marcenarias referentes à mão de obra. O objetivo é que os jovens estejam preparados o mais rápido possível para ingressarem profissionalmente no mercado”, destaca.
Para que essas mudanças fossem possíveis, a Escola Pau-Brasil e a GIRA Solidário contaram com uma parceria com o Consulado-Geral da Alemanha, São Paulo. Essa parceria possibilitou à organização a atualização e manutenção de seu maquinário. Além disso, essa nova turma conta diretamente com o apoio financeiro da Embaixada da Suíça no Brasil. “Esses dois países sempre foram parceiros do nosso trabalho no Brasil e para mim, como suíço, é muito gratificante contar com esse apoio”, ressalta Stephan Hofmann, coordenador da Escola Pau-Brasil e fundador da GIRA Solidário.
Além do conhecimento em marcenaria e design de móveis, a Escola também oferece aos alunos oficinas de cidadania, cultura de paz, empreendedorismo, design e reforço em matemática. “O objetivo da Escola Pau-Brasil é formar cidadãos conscientes e responsáveis, prontos para construírem um futuro melhor para eles e suas famílias”, destaca o professor.
As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, das 7h45 às 11h45, são 20 horas semanais de aulas práticas e 8 horas de ensino teórico. A Escola oferece vale transporte, lanche e todo o material das aulas.
Para participar do projeto social é preciso ter entre 18 e 21 anos e ser proveniente de família de baixa renda. Basta acessar e preencher corretamente o formulário de inscrição no link até dia 30 de Agosto. Como são apenas 12 vagas, os inscritos passarão por um processo de seleção. “São 3 dias de atividades práticas na marcenaria e oficinas criativas aqui na Escola Pau-Brasil”, explica Eduardo.
A seleção acontecerá nos dias 03, 04 e 05 de setembro, a partir das 8h, na sede da Escola Pau-Brasil, na Rua Miraí, 700, no bairro Pioneiros. O professor destaca que não é preciso ter experiência ou conhecimento em marcenaria, “Vontade de aprender e interesse em construir um futuro melhor são decisivos no processo de seleção”.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Detran-MS alerta sobre golpes de notificação de suspensão de CNH via SMS e e-mail
Leia Mais
Ministro nega pedido de Bolsonaro para viajar aos EUA e participar da posse de Trump
Leia Mais
Suzano abre 13 oportunidades de emprego em MS para Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas
Leia Mais
Estado avalia renegociação de dívida de bilhões com apoio da União
Municípios