OPORTUNIDADE
Curso gratuito de marcenaria abre vagas para jovens em Campo Grande
Após 6 meses de formação inicial os jovens são encaminhados ao mercado de trabalho
16/08/2024
11:05
FERNANDA PEREIRA
©DIVULGAÇÃO
A Escola Pau-Brasil, projeto social de profissionalização em marcenaria e design de móveis da organização GIRA Solidário, está com inscrições abertas para jovens de 18 a 21 anos, de famílias de baixa renda. No projeto, que existe em Campo Grande desde 2007, os jovens são apresentados à profissão de marceneiro e design de móveis.
O curso é gratuito e após a formação inicial de 6 meses os alunos já são encaminhados ao mercado de trabalho. O professor de marcenaria, Eduardo Barros, explica que recentemente a Escola passou por uma atualização na metodologia de ensino. “Nós realizamos uma extensa pesquisa com o setor moveleiro na Capital e pudemos mapear as principais necessidades das marcenarias referentes à mão de obra. O objetivo é que os jovens estejam preparados o mais rápido possível para ingressarem profissionalmente no mercado”, destaca.
Para que essas mudanças fossem possíveis, a Escola Pau-Brasil e a GIRA Solidário contaram com uma parceria com o Consulado-Geral da Alemanha, São Paulo. Essa parceria possibilitou à organização a atualização e manutenção de seu maquinário. Além disso, essa nova turma conta diretamente com o apoio financeiro da Embaixada da Suíça no Brasil. “Esses dois países sempre foram parceiros do nosso trabalho no Brasil e para mim, como suíço, é muito gratificante contar com esse apoio”, ressalta Stephan Hofmann, coordenador da Escola Pau-Brasil e fundador da GIRA Solidário.
Além do conhecimento em marcenaria e design de móveis, a Escola também oferece aos alunos oficinas de cidadania, cultura de paz, empreendedorismo, design e reforço em matemática. “O objetivo da Escola Pau-Brasil é formar cidadãos conscientes e responsáveis, prontos para construírem um futuro melhor para eles e suas famílias”, destaca o professor.
As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, das 7h45 às 11h45, são 20 horas semanais de aulas práticas e 8 horas de ensino teórico. A Escola oferece vale transporte, lanche e todo o material das aulas.
Para participar do projeto social é preciso ter entre 18 e 21 anos e ser proveniente de família de baixa renda. Basta acessar e preencher corretamente o formulário de inscrição no link até dia 30 de Agosto. Como são apenas 12 vagas, os inscritos passarão por um processo de seleção. “São 3 dias de atividades práticas na marcenaria e oficinas criativas aqui na Escola Pau-Brasil”, explica Eduardo.
A seleção acontecerá nos dias 03, 04 e 05 de setembro, a partir das 8h, na sede da Escola Pau-Brasil, na Rua Miraí, 700, no bairro Pioneiros. O professor destaca que não é preciso ter experiência ou conhecimento em marcenaria, “Vontade de aprender e interesse em construir um futuro melhor são decisivos no processo de seleção”.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Diretor da Agetran adia depoimento na CPI do Transporte por motivo de saúde; cronograma é refeito
Leia Mais
Governador Eduardo Riedel denuncia perfil falso nas redes sociais que usa sua imagem para aplicar golpes
Leia Mais
Jovem morre atropelada por ônibus após moto escorregar em monte de areia em Campo Grande
Leia Mais
Trechos da BR-163 passam por manutenção com sistema pare-e-siga nesta segunda-feira (6)
Municípios