APLICATIVO
Funtrab lança aplicativo ‘Mercado Solidário’ para comercialização de produtos da agricultura familiar
25/07/2024
17:42
FUNTRAB
CLÁUDIA YURI
©DIVULGAÇÃO
Nesta semana, a Funtrab (Fundação do Trabalho de MS), em parceria com a UFMS, Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e apoio da Financiadora de Estudos e Projetos(Finep), realizou o lançamento do aplicativo ‘Mercado Solidário’ no Parktec CG, na Capital.
O aplicativo ‘Mercado Solidário’ é uma plataforma inovadora projetada para promover o comércio de produtores, grupos, associações e cooperativas de forma simples e eficiente. Visa conectar quem quer comprar produtos da agricultura familiar com quem quer vender, ou seja, com os pequenos produtores rurais.
Desenvolvido dentro do “Observatório do Cooperativismo e da Economia Solidária” da UFMS – que é um programa de extensão criado para coletar, registrar e armazenar dados e informações sobre o fenômeno do cooperativismo e da economia solidária em Mato Grosso do Sul – surgiu como uma demanda das pesquisas realizadas pelos estudiosos.
“Com o Mercado Solidário, temos a expectativa de auxiliar na comercialização dos produtos da agricultura familiar e da economia solidária promovendo um meio digital para que estes produtores possam encontrar seus compradores. Assim, o produtor não precisa sair de seu local de produção (seu sítio ou sua horta) para poder encontrar e negociar alguém que esteja interessado em seu produto”, conclui o professor Alessandro Arruda, coordenador do projeto.
A diretora-presidente da Funtrab explana a importância da Funtrab e Governo do Estado como patrocinadores financeiros neste projeto. “A Funtrab é um órgão estadual que atua desde 2003 com emprego, trabalho, renda e também, em Economia Solidária. Quando falamos sobre renda, falamos em geração de renda. A gestão pública e a inovação tecnológica fazem jus à geração de renda. Desde 2022, foi feita a proposta e o Governo do Estado abraçou imediatamente esta ferramenta que incentiva o desenvolvimento da agricultura familiar.
Marina ainda ressalta sobre a abrangência do ‘Mercado Solidário’. “Esta ferramenta é muito propícia, é um legado para a agricultura familiar, Economia Solidária, economia criativa e a todos mercados que envolvem associativismo, colaborativismo, cooperativismo, outras metodologias e modalidades de trabalho vão poder utilizar esse aplicativo.”
Dessa forma, visa-se auxiliar na Economia Solidária do MS por meio desse gerenciamento de ofertas e demandas que entregará maior visibilidade ao pequeno produtor e melhores ofertas aos demandantes da região.
Portanto, ao incentivar o setor, através da cooperação a consumir produtos locais, ocasiona a geração de emprego e renda à população rural e de menor renda, auxiliando também na renovação das unidades produtivas e fixando as próximas gerações na atividade laboral dos país.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Empresário João Roza Vizcaino recebe Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense por contribuição ao desenvolvimento de Bonito e de Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Atenção, pescadores: começa neste sábado (1º) a Piracema e a proibição da pesca em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Deputados votam projeto que destina arrecadação de multas para custeio da CNH Social em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS final 8 nesta quarta-feira (29)
Municípios