ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Deputado Hashioka integra Comissão Temporária para acompanhar déficit do MSPREV
04/04/2024
11:00
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) foi designado a compor a Comissão Temporária de Representação para Acompanhamento e Monitoramento do Déficit Atuarial do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. A ata da resolução foi publicada no Diário Oficial da Alems de 3 de abril.
A comissão temporária a qual o parlamentar é membro terá a finalidade de acompanhar, monitorar e propor medidas relacionadas ao déficit atuarial do regime de previdência social do Estado de Mato Grosso do Sul (MSPREV), visando a sustentabilidade fiscal e previdenciária a longo prazo.
Conforme resolução, a comissão temporária poderá, entre suas atribuições, realizar de estudos, pesquisas e análises atuariais para monitorar o déficit previdenciário do regime de previdência social de MS; propor ao Executivo Estadual e ao órgão gestor do regime previdenciário estadual medidas de reforma, ajustes legislativos e políticas públicas voltadas à mitigação do déficit atuarial.
A comissão também poderá promover audiências públicas, seminários e outros eventos com a participação de especialistas, representantes de entidades sindicais, servidores públicos e sociedade civil para debater e propor soluções para os desafios previdenciários do Estado; bem como acompanhar a execução orçamentária do fundo previdenciário estadual, avaliando a gestão dos recursos e sua adequação às necessidades de cobertura do déficit atuarial.
Outra atribuição será requisitar documentos, relatórios financeiros e atuariais junto à órgãos estaduais, especialmente da Ageprev-MS, com o fim de obter informações detalhadas para análise da situação previdenciária atual e projeções futuras. Ainda poderá elaborar e divulgar relatórios periódicos sobre a situação atuarial RPPS, incluindo recomendações para o aprimoramento das políticas previdenciárias estadual.
O grupo também terá a atribuição de discutir, analisar e monitorar continuamente o valor das contribuições de aposentados e pensionistas ao regime de previdência, considerando os impactos financeiros e sociais destas contribuições sobre o equilíbrio do sistema previdenciário e o bem-estar desses beneficiários.
Além de avaliar e recomendar ao Executivo Estadual a redução ou extinção da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas baseado em análises atuariais que demonstrem a estabilidade e saúde financeira do RPPS, sem comprometer a viabilidade de longo prazo do regime.
Os parlamentares designados para compor a Comissão Temporária de Representação para Acompanhamento e Monitoramento do Déficit Atuarial do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) da Alems são Roberto Hashioka, Gleice Jane, Paulo Duarte e Pedrossian Neto. O Ato entrou em vigor na data de sua publicação.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula propõe governança multilateral para inteligência artificial em discurso no Fórum do Brics
Leia Mais
Com apoio de Lula, Edinho Silva desponta como favorito para presidir o PT
Leia Mais
Filho diz que matou a mãe em Glória de Dourados após ser impedido de sair para comprar drogas
Leia Mais
Assinatura digital pelo Gov.br cresce 92% e facilita burocracias, mas exige atenção com segurança
Municípios