ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
No lançamento do Pantanal Tech pela UEMS, Hashioka defende PEC
15/03/2024
17:45
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) participou do lançamento do Pantanal Tech MS, evento da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), na manhã desta sexta-feira, 15. Durante a solenidade, realizada no auditório Bioparque Pantanal, o governador Eduardo Riedel (PSDB) anunciou investimentos de mais de R$ 12 milhões na área de tecnologia e, acompanhado das autoridades presentes, formalizou apoio ao programa "UEMS na Comunidade" e ao convênio entre UEMS, Governo Estadual e MS Florestal.
Na oportunidade, Hashioka representou a Assembleia Legislativa e elogiou o encontro que ocorrerá nos dias 28 e 29 de junho deste ano, no campus de Aquidauana. O parlamentar reforçou a importância da preservação do Pantanal Sul-Mato-Grossense por meio de pesquisas e inovações, e destacou a indicação que encaminhou ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com cópia aos deputados federais e senadores da bancada de Mato Grosso do Sul.
O documento, apresentado durante sessão plenária da Alems, solicita alteração em texto da Constituição Federal para incluir o termo “Pantanal Sul-Mato-Grossense” no Art. 225, § 4º, da Carta Magna. Para isso, o parlamentar, no requerimento, sugere a apresentação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) a fim de que também passe a constar o bioma Pantanal Sul-Mato-Grossense como patrimônio nacional, assegurando sua preservação, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.
"O texto da Constituição refere-se somente ao Pantanal Mato-Grossense como sendo patrimônio nacional, excluindo Mato Grosso do Sul. A nossa intenção é proporcionar reparação histórica para com nosso Estado, que foi instituído onze anos antes da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 1988, e garantir os direitos conservacionistas do nosso Pantanal", declarou o parlamentar.
Em sua fala, Hashioka reforçou seu argumento lembrando que, recentemente, foi conferido o cognome "Estado do Pantanal" a Mato Grosso do Sul, por meio da Lei Estadual 6.184/2023. "Dois terços desse bioma se encontram no nosso Estado e a concretização desse pedido significaria muito para a nossa população e para as gerações futuras", ressaltou.
Sobre o evento - O Pantanal Tech MS é resultado da parceria estratégica entre a UEMS e o Governo do Estado de MS. O encontro inovador tem objetivo de proporcionar interação entre os diversos atores do desenvolvimento sustentável do Pantanal de MS, atentando para as tecnologias e inovações existentes, numa agenda positiva de sustentabilidade, considerando os diversos produtos oriundos deste bioma.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Confira seu astral para este sábado, 19
Leia Mais
Tempestade atinge 65 cidades de MS com alerta de perigo neste sábado
Leia Mais
Senador Nelsinho Trad prestigia encenação da Paixão de Cristo em Aquidauana e destaca força da fé e das raízes familiares
Leia Mais
UFMS abre concurso público com 48 vagas para técnico-administrativo e salários de até R$ 4 mil
Municípios