BATAGUASSU
Prefeito Akira dá posse a membros titulares do Conselho Tutelar para o quadriênio 2024-2028
10/01/2024
13:00
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) empossou os cinco membros titulares do Conselho Tutelar para o quadriênio 2024-2028 durante solenidade realizada nesta quarta-feira, dia 10 de janeiro, no gabinete municipal, às 9 horas (horário de Brasília). A secretária municipal de Assistência Social, Suely Otsubo e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Bataguassu (CMDCA), Ieda Aparecida Alberto Balbino participaram da solenidade.
Foram empossados durante o evento Adão da Dona Joana (377 votos), Ney Cabeleireiro (306 votos), Malú (276 votos), Vanderlei Veríssimo (237 votos) e Mary (221 votos), que cumprem o mandato pelos próximos quatro anos. Também receberam o certificado de diplomação as suplentes Magna e Mayara presentes na ocasião.
Durante o ato, a presidente do CMDCA, Ieda Aparecida Alberto Balbino, agradeceu a presença de todos e comentou a respeito da organização da eleição. Ela disse que é preciso união entre os conselheiros para a resolução dos problemas. “Vocês terão o apoio administrativo da Prefeitura e precisam ter união para desempenhar o trabalho. Desejo a todos um mandato feliz, de muito trabalho, visando promover um atendimento qualificado às crianças e adolescentes”.
A secretária municipal de Assistência Social, Suely Otsubo destacou que a missão do órgão é árdua e salientou a importância do trabalho em equipe. Suely falou ainda que a eleição foi acirrada, com uma boa participação popular e deixou a administração municipal à disposição para auxiliar na resolução de eventuais problemas.
Em seu pronunciamento, o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) parabenizou os conselheiros eleitos e disse que todos estão recebendo a missão de zelar pelo bem - estar das crianças e adolescentes do município. “Todos vocês receberam um voto de confiança da população e tem um mandato de quatro anos para trabalhar com o compromisso de zelar pelas crianças e adolescentes. É um trabalho que pede muita responsabilidade e empenho. Trabalhem com dedicação. Desejo sucesso nesses quatro anos”, finalizou o prefeito.
Responsáveis por atender crianças e adolescentes e tomar medidas para que sejam protegidas, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a eleição do Conselho Tutelar foi realizada simultaneamente em todo o território nacional em outubro do ano passado.
No total, foram registrados 2.975 votos, sendo 8 votos em brancos e 6 nulos. A eleição foi aberta a todos os eleitores em situação regular na Justiça Eleitoral, com voto direto e facultativo. Concorreram ao cargo, em Bataguassu, 20 candidatos.
A votação ocorreu em três locais: na sede do município, na Escola Municipal “Marechal Rondon”; no Distrito de Nova Porto XV, na Escola Municipal “Pedro Domingues de Figueiredo”; e no Assentamento Santa Clara, na Escola Municipal do Campo “Professora Maria da Conceição”.
Para a realização do processo de escolha, foram utilizadas dez urnas eletrônicas.
Estiveram presentes no evento, a chefe de gabinete Maria Aparecida Maia; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Urbano, Turismo e Rural, Mário Miguel e o procurador geral Leandro Vitolo.
Saiba Mais
O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, de acordo com a Lei Federal nº 8069.
Os conselheiros exercerão suas atividades em conformidade com os Arts. 36, 48 e 50, da Lei Municipal n. 1.936 de 25 de abril de 2012. A remuneração é de R$ 1.497,90 além de Plantões citados pela Lei.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
STF mantém restrições e Bolsonaro vê viagem aos EUA negada novamente
Leia Mais
Haddad reitera que não será candidato nas eleições de 2026
Leia Mais
Em MS, 4,8 mil vagas são oferecidas no Sisu
Leia Mais
Após governador de SC dizer que Bolsonaro e Valdemar conversam com frequência, Moraes ordena depoimento
Municípios