CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
Carlão é autor da Lei que instituiu a Campanha Outubro Rosa e destaca importância do diagnóstico precoce
03/10/2023
14:00
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Neste “Outubro Rosa”, mês em que é realizada a campanha de prevenção à integridade da saúde da mulher no Município de Campo Grande - MS, o vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), presidente da Câmara Municipal, autor da Lei nº 5.303 de 2014 que instituiu a campanha, ressaltou a importância da prevenção através da realização de exames periódicos.
“Eu tive um câncer de próstata e só consegui a cura completa porque o diagnóstico foi precoce. Por isso, faço questão de lembrar que a prevenção é o melhor remédio na luta contra a doença. Fiz essa Lei da Campanha do Outubro Rosa em 2014 porque é muito importante levar a conscientização com orientações e a divulgação de regras básicas de cuidados à saúde. Na verdade, o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento de qualquer doença, especialmente do câncer. No Brasil foram estimados 66.280 casos de câncer de mama em 2021, com um risco de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres”, ponderou Carlão.
O presidente também lembrou do papel de conscientização institucional através da Câmara Municipal.
“Esse mês vamos iluminar a Câmara de Rosa em alusão a campanha e também colocarmos banners de divulgação no site da Casa camara.ms.gov.br, além de matérias na TV Câmara sobre o tema”, disse.
Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama e o câncer de colo de útero são os mais comuns entre as mulheres. A detecção precoce através de ações de rastreamento é a principal medida para a redução da mortalidade, sendo fundamental para o sucesso do tratamento, pois 95% dos casos têm cura.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Concurso da Sanesul para PCDs encerra inscrições com quatro vagas para assistente administrativo
Leia Mais
Terceiro homem morto em confronto durante jogo de futebol na fronteira
Leia Mais
Brasileiros nos EUA adotam rotinas inusitadas para economizar com moradia e alimentação
Leia Mais
Mudanças após revogação da norma de monitoramento financeiro pela Receita Federal
Municípios