SAÚDE MENTEAL
Uso desenfreado de redes sociais afeta saúde mental e desgasta relações na sociedade
Segundo especialista, o uso inadequado das redes sociais pode trazer problemas como ansiedade, depressão e até pensamentos suicidas
29/09/2023
13:10
ASSECOM
O uso inadequado das redes sociais pode prejudicar a saúde mental da população.
O setembro amarelo alerta para o combate ao suicídio na sociedade, lembrando o quando é importante observar a saúde mental e buscar auxílio psicológico quando necessário. Porém, o problema ainda está longe de ser resolvido. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2022, mais de 16 mil pessoas cometeram suicídio no Brasil. Para especialistas, não há uma fonte exata para o desencadeamento de transtornos mentais, pois cada caso precisa ser analisado individualmente. Entretanto, alguns fatores como comparação, sentimento de inadequação, ansiedade, depressão e o uso excessivo das redes sociais, são alguns dos fatores que, quando não tratados por um especialista, pode aumentar as chances de suicídio.
Sem dúvidas, o meio digital é um ambiente que facilita o contato entre as pessoas e também garante conteúdos de diversas temáticas para a sociedade. Porém a disponibilidade rápida de interação faz com que as pessoas percam o interesse por encontros presenciais e tenham crises ansiosas e comportamentos suicidas ao consumir conteúdos falsos. Para se ter uma ideia, segundo um levantamento realizado com 2119 pessoas de todas as regiões do Brasil (majoritariamente no Sudeste), entre homens e mulheres, indica que 94% dos brasileiros utilizam as redes sociais. Sendo que 57% acreditam que os conteúdos podem atrapalhar a saúde mental com inquietação e ansiedade.
Para a Coordenadora do Curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, Daniele Ronqui, o uso inadequado das redes sociais pode trazer diversos transtornos para as pessoas, como também para a qualidade do sono. “É necessário utilizar as redes com muita cautela, o consumo de conteúdos falsos pode desencadear ansiedade, sensação de isolamento, esgotamento, obsessão pelo corpo, como também hábitos compulsivos e alterações na qualidade do sono. Para combater o problema, a especialista sugere que o usuário siga contas confiáveis e verificadas e procure momentos de lazer com amigos e familiares, tentando assim, esquecer o celular. “É importante combater as fakes news e buscar sempre valorizar o momento e a presença das pessoas do mundo real e, caso perceba que mesmo assim não consegue se desconectar, é necessário buscar auxílio especializado”, conclui.
Sobre a Anhanguera: Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores. Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País. Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todos os estados brasileiros. Acesse o site e o blog para mais informações.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Marcha Para Jesus 2025 é lançada nesta sexta na Praça do Rádio, em Campo Grande
Leia Mais
Caixa inaugura agência exclusiva para médias empresas em Campo Grande
Leia Mais
Motorista fica em estado grave após tombamento de carreta tritrem na MS-377
Leia Mais
Wolney Queiroz assume Ministério da Previdência após saída de Lupi em meio a escândalo no INSS
Municípios