POLÍTICA
Senador Nelsinho Trad garante aprovação de projeto de lei que aumenta pena em eventos esportivos e outro que inclui o esporte em organizações sociais
23/08/2023
15:00
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Após os relatórios apresentados pelo senador Nelsinho Trad (PSD/MS), a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (23), o Projeto de Lei 2.086/2022, do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), que eleva a pena para o crime de tumulto ou violência em eventos esportivos. O relatório do senador Sérgio Petecão (PSD-AC) foi defendido pelo senador Nelsinho Trad. “infelizmente, há muitos casos de violência envolvendo torcedores disfarçados em eventos esportivos, principalmente no futebol. Precisamos de penas mais rigorosas temporariamente para combater a impunidade”, explicou.
O parlamentar foi categórico quanto ao endurecimento da punição a infratores no esporte diante de crimes como promoção de tumulto e incitação de violência em eventos esportivos. “Para conter a crescente violência, são importantes penalidades mais rigorosas temporariamente para combater a impunidade”, enfatizou.
A proposta segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal. Pelo PL 2.086/2022, a pena de um a dois anos de reclusão passa para dois a quatro anos. Esse projeto prevê ainda qualificação para o crime quando são usadas armas, bombas caseiras ou quaisquer outros objetos que causem dano físico. “A pena será ainda maior, de três a cinco anos de reclusão e multa”, disse o senador Nelsinho Trad.
Violência na trave
O senador Nelsinho Trad é apaixonado por futebol e acompanha os desfechos de todos os jogos de campeonatos. Para ele, é necessário dar fim a episódios violentos no futebol. Um deles, foi citado pelo autor Kajuru sobre a disputa entre Santos e Corinthians, em 2022. Houve invasão dos torcedores santistas e agressão ao jogador corinthiano. No relatório – lido pelo senador Nelsinho -, o embate entre Palmeiras e Flamengo, recente, acabou em tragédia. Uma garrafa de vidro atingiu o pescoço da jovem Gabriella Anelli, de 23 anos. “Não podemos mais aceitar a violência no futebol ou em qualquer outro esporte”, enfatizou o senador Nelsinho Trad.
Incentivo ao esporte
Também nesta manhã, o parlamentar sul-mato-grossense relatou outro projeto aprovado nesta manhã, o PL 635/2020, de autoria da senadora Leila Barros. A iniciativa busca ampliar as atividades permitidas para organizações sociais, incluindo o esporte.
Para o relator, o PL é “um incentivo ao esporte, permite que entidades esportivas aproveitem o regime das organizações sociais", explicou.
O projeto segue para análise da Câmara dos Deputados.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Tarifaço: delegações do Brasil e dos EUA iniciam negociações na Malásia após encontro entre Trump e Lula
Leia Mais
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro presidente octogenário em exercício no Brasil
Leia Mais
Empresas da Rota Bioceânica vão construir novo plenário da Assembleia Legislativa de MS
Leia Mais
Lia Nogueira acompanha governador Eduardo Riedel em entregas e lançamentos de obras em Dourados
Municípios