Ações de combate à violência contra a mulher marcam o mês do Agosto Lilás
Em mês de conscientização, Faculdade Insted realizará palestra gratuita com doutora especialista no assunto
16/08/2023
15:00
ASSECOM
TICIANE TIEMI ITO
@DIVULGAÇÃO
A luta das mulheres por direitos vem percorrendo longos caminhos durante anos. No Brasil, a temática tem sido debatida principalmente a partir da década de 1980, com a criação de serviços, legislações e com a mobilização da sociedade visando a promoção da igualdade de gênero. Mas, é de conhecimento geral que a realidade ainda é bem diferente. Em uma busca contínua para o desenvolvimento de estratégias e a promoção de políticas públicas efetivas para o direito das mulheres, a melhor solução é o conhecimento e a informação.
Mato Grosso do Sul é o Estado com maior índice de homicídios de mulheres. Dados alarmantes disponibilizados pela Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) revelam que até julho de 2023 já foram registradas 11.244 ocorrências de violência doméstica em Mato Grosso do Sul, o que representa um caso a cada 30 minutos. Só em
Campo Grande, quase 4 mil mulheres já foram vítimas até o momento.
A violência contra a mulher engloba uma ampla gama de comportamentos abusivos, como agressões físicas, psicológicas, sexuais e econômicas, além do feminicídio - o assassinato de mulheres por questões de gênero. No Brasil, um mês de grande relevância no combate a essa realidade é o "Agosto Lilás", dedicado à conscientização e prevenção da violência contra a mulher.
Fechando o Agosto Lilás com chave de ouro, a Faculdade Insted realizará no próximo dia 30 (quarta-feira), às 19h, no teatro da instituição, o lançamento da pós-graduação em Direitos Humanos das Mulheres e Políticas Públicas com a palestra "Os Direitos Humanos das Mulheres na Contemporaneidade e o Enfrentamento à Todas as Formas de Violência e Discriminação, com a Doutora em Direito Penal e especialista em violência de gênero, Profª Drª Alice Bianchini. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas através do site insted.edu.br na aba “Eventos”.
“De acordo com pesquisas realizadas no Brasil, no ano passado houve um aumento em relação a todos os tipos de violência contra a mulher e o feminicídio amentou em 6%.
Sabemos que tal quadro desolador é em decorrência da falta de investimentos em políticas públicas de prevenção à violência de gênero e do quanto as mulheres foram impactadas pela pandemia do Coronavírus. Para reverter essa realidade, há necessidade de se propor políticas efetivas, que possam trazer melhores e mais rápidos resultados, daí a importância de uma pós-graduação em Direitos Humanos das Mulheres e Políticas Públicas, ao trazer informações valiosas acerca dos direitos e dar conhecimento das ações voltadas a garantir que eles sejam efetivados”, afirma Dra. Alice Bianchini.
Pós-graduação em Direitos Humanos das Mulheres e Políticas Públicas – Em sua segunda turma de pós-graduação em Direitos Humanos das Mulheres e Políticas Públicas, o curso é voltado para a qualificação de profissionais multidisciplinares que atuam em programas, projetos e ações que visam a garantia e defesa dos Direitos Humanos e o enfrentamento à todas as formas de discriminação e violência de gênero.
Sob coordenação da advogada especialista em Gênero e Políticas Públicas e atual subsecretária de Políticas para Mulher de Campo Grande, Carla Stephanini, a pós-graduação possui carga horária de 360 horas e modalidade híbrida, com aulas presenciais e remotas ao vivo, sendo disponibilizadas na plataforma digital do aluno Insted. “Com uma equipe de professoras e professores com comprovada experiência na área, reconhecida formação e currículo, essa pós-graduação é uma oportunidade única de conhecer amplamente a história, os conceitos fundamentais, a construção dos direitos das mulheres, as legislações e as políticas públicas que visam garantir sua cidadania e dignidade, contribuindo para o aperfeiçoamento de profissionais que atuam e estão comprometidos com a promoção dos direitos humanos das mulheres”, afirma a coordenadora do curso, Carla Stephanini.
O corpo docente é formado por profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente em suas áreas de atuação.
Para os interessados no curso, basta se inscrever pelo site insted.edu.br ou entrar em contato pelo telefone/Whatsapp (67) 3201-5999.
Sobre a Faculdade Insted – É a primeira instituição do Centro-Oeste a aplicar as Metodologias Ativas de Ensino, desde sua estrutura até a matriz curricular. Estas metodologias são estratégias de trabalho em sala de aula que possibilitam o envolvimento do estudante em todas as atividades propostas. Lendo, estudando, discutindo questões, fazendo pesquisas e construindo soluções para problemas.
A Faculdade Insted fica localizada na Rua 26 de Agosto, 63 - Centro. Para mais informações, entre em contato pelo telefone ou WhatsApp (67) 3201-5999.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Confira seu astral para este sábado, 19
Leia Mais
Tempestade atinge 65 cidades de MS com alerta de perigo neste sábado
Leia Mais
Senador Nelsinho Trad prestigia encenação da Paixão de Cristo em Aquidauana e destaca força da fé e das raízes familiares
Leia Mais
UFMS abre concurso público com 48 vagas para técnico-administrativo e salários de até R$ 4 mil
Municípios