POLÍTICA
Vereadores farão audiência sobre direitos dos indígenas que moram na Capital
Comunidades levarão ao debate temas levantados em reuniões da Comissão Especial das Causas Indígenas
03/08/2023
08:30
CAROLINE MALDONADO
Primeira reunião da Comissão Especial das Causas Indígenas no dia 8d e julho deste ano, na Câmara Municipal (Foto: Juliano Almeida)
A audiência pública para discutir sobre o tema “Direitos Indígenas Urbanos” será na próxima quarta-feira (9), a partir das 9h, na Câmara Municipal de Campo Grande. O evento foi marcado por uma comissão criada recentemente, que já teve reuniões com lideranças das aldeias urbanas. Os moradores reclamam de condições precárias e falta de investimentos em saúde pública e demais áreas nas aldeias e outras comunidades.
A Comissão Especial das Causas Indígenas é presidida pelo vereador André Luís Soares, o “Prof. André” (Rede) e composta pelos parlamentares Luiza Ribeiro (PT), Alírio Villasanti, o “Coronel Villasanti” (União Brasil), José Jacinto de Luna, o “Zé da Farmácia” (Podemos) e Ademir Santana (PSDB).
Há 4 aldeias na Capital. A aldeia Água Bonita e a Tarsila do Amaral ficam na região Norte e a aldeia Darcy Ribeiro e Marçal de Souza, na região Sul. Conforme o vereador André, o objetivo do debate é dar mais espaço à população indígena de Campo Grande e ajudar na busca por seus direitos.
Além disso, a quarta-feira será o Dia Internacional dos Povos Indígenas, data criada pela ONU (Organização das Nações Indígenas), em 1994.
A data é para reconhecer e homenagear a cultura e tradição dos povos indígenas, além de alertar sobre seus direitos e reafirmar as garantias previstas na Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Resultados da Loteria: +Milionária pode pagar R$ 38,5 milhões em sorteios deste sábado
Leia Mais
Tiroteio em Campo de Futebol na Fronteira deixa três mortos e dois Feridos
Leia Mais
Reforma tributária zera impostos sobre cesta básica, mas preços podem ser influenciados por outros fatores
Leia Mais
Prédios abandonados no Jardim Santa Luzia serão revitalizados para geração de empregos
Municípios