ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Gleice Jane entrega a ministra relatório com denúncias dos Guarani Kaiowá
Documento foi elaborado a partir de reivindicações feitas no Seminário Povos Indígenas: meio ambiente, sustentabilidade e soberania alimentar, realizado em Dourados
18/07/2023
11:30
ASSECOM
Gleice Jane entregou relatório produzido a partir de escuta em seminário realizado em Dourados. @Aline Teodoro
Em Brasília (DF) onde cumpre agendas em defesa dos direitos das mulheres de MS, a deputada estadual Gleice Jane (PT) entregou relatório à ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, contendo reivindicações dos povos Guarani Kaiowá. O documento foi elaborado a partir da escuta feita no Seminário Povos Indígenas: meio ambiente, sustentabilidade e soberania alimentar, realizado em Dourados no mês de junho.
“Trouxemos reivindicações dos povos Guarani Kaiowá, especialmente das áreas de retomada. Na escuta qualificada que fizemos, foi apontada a necessidade de acesso dessas comunidades a direitos sociais básicos como alimentação, água potável e serviços de saúde”, detalha a deputada. “Não se trata de direitos relacionados apenas ao bem-estar, mas à própria sobrevivência dessas comunidades”, pontua.
Dentre os pontos destacados pelas comunidades indígenas, complementa Gleice, está também a importância de investir na alimentação saudável, por meio de iniciativas como agroecologia e sistema agroflorestal.
Casa da Mulher Indígena para Dourados
Nas atividades em Brasília, Gleice Jane também participou ontem (17) do 1º Encontro Nacional Das Casas da Mulher Brasileira. A iniciativa do evento é da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres do Ministério das Mulheres, com o objetivo de fortalecer a pauta de combate à violência contra a mulher. A proposta é que sejam criadas Casas da Mulher Brasileira em diversas outras cidades do País.
Por conta disso, Gleice Jane apresentou a pauta de que em Dourados a nova unidade seja direcionada para atendimento das mulheres indígenas. “Pedimos que a Casa da Mulher Brasileira de Dourados tenha o perfil de atendimento para essas mulheres”, ressalta.
Essa demanda visa garantir que esses espaços sejam inclusivos e respeitem a diversidade cultural, proporcionando o apoio adequado às mulheres indígenas em situação de vulnerabilidade.
Além disso, foi entregue à ministra documento elaborado pela Coletiva Sempre Vivas – movimento que congrega mais de 30 movimentos e entidades – manifestando apoio a Cida Gonçalves e às politicas publicas para mulheres do Governo Federal.
A entrega desses documentos à Ministra Sônia Guajajara e à Ministra Cida, bem como o fortalecimento da pauta pelo governo federal, demonstra um compromisso em ouvir e atender às demandas das comunidades indígenas e das mulheres sul-mato-grossenses. A deputada do PT atua para que esses relatórios subsidiem a formulação de políticas públicas mais efetivas, promovendo a igualdade, a justiça social e o respeito aos direitos humanos em MS.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
ÚLTIMA CHANCE: Contribuintes de Bataguassu têm até 30 de setembro para aderir ao REFIS 2025
Leia Mais
Relator da CPMI do INSS pede prisão preventiva de empresário ligado ao “Careca do INSS”
Leia Mais
Dra. Thelma Assis envia mensagem de apoio a pacientes da ABRAPEC durante Congresso Todos Juntos Contra o Câncer
Leia Mais
Quem são os brasileiros que tiveram vistos revogados pelo governo Trump
Municípios