CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
Vereadores aprovam projetos de habitação popular e honrarias antes do recesso
Parlamentares também “declararam” como utilidade pública projetos idealizados por colegas
13/07/2023
12:59
Jhefferson Gamarra e Caroline Maldonado
©DIVULGAÇÃO
Na última sessão antes do recesso parlamentar, realizada nesta quinta-feira (13) na Câmara Municipal de Campo Grande, os vereadores aprovaram uma série de projetos voltados para a habitação popular. Além disso, foram aprovados 87 títulos de cidadão campo-grandense, cidadão benemérito e mérito legislativo, que serão entregues em uma sessão de comemoração de aniversário da cidade, prevista para o dia 25 de agosto.
Em regime de urgência, foram aprovados cinco projetos de autoria do Executivo, com o objetivo de promover a habitação popular na cidade. O destaque vai para o projeto de lei 11.048/23, que cria o CGSustentável, um banco de material de construção solidário e sustentável em Campo Grande. A iniciativa visa reaproveitar materiais de construção descartados, possibilitando que famílias de baixa renda tenham acesso a materiais para construir ou reformar suas casas.
Outro projeto relevante aprovado é o de lei 11.045/23, que autoriza a Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários a doar três imóveis de sua propriedade no bairro Nashville para beneficiários de programas de interesse social. Da mesma forma, o projeto de lei 11.046/23 permite a doação de um terreno no Bairro Tiradentes, onde serão construídas 488 unidades habitacionais.
Para facilitar o financiamento de materiais de construção e assistência técnica às famílias de baixa renda, foi aprovado o projeto de lei 11.047/23, que cria o Programa Credihabita. Além disso, o projeto de lei complementar 873/23 institui o Programa Casa em Dia, que possibilita aos beneficiários da Agência Municipal de Habitação a renegociação de dívidas de financiamentos com descontos sobre o valor dos juros e multa contratual.
Além das medidas voltadas para habitação popular, os vereadores aprovaram o projeto de lei 11.043/23, proposto pela Mesa Diretora, que altera a legislação sobre o SIM (Serviço de Inspeção Municipal). A proposta visa excluir a inspeção em estabelecimentos como supermercados, açougues, padarias e empresas do segmento do comércio varejista de alimentos que não produzem em larga escala ou fornecem para outras empresas, atingindo apenas os consumidores finais.
Ainda na sessão, para “limpar” a pauta antes do recesso, foi aprovado o projeto de lei 11.049/23, de autoria do vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSD), declara de Utilidade Pública Municipal a Associação Beneficente Casa Rosa, idealizada pelo vereador Vitor Rocha (PP). Da mesma forma, o projeto de lei 1.050/23, também de autoria do vereador Carlão, declara de Utilidade Pública a Sociedade Comunitária Gibiteca, idealizada pelo vereador Ronilço Cruz (Podemos).
Outros três projetos de decreto legislativo foram aprovados para concessão de honrarias. O vereador Ademar Vieira apresentou o projeto de decreto legislativo 2.652/23, que outorga a "Medalha Dr. Arlindo de Andrade Gomes" a Giovani Moura Sousa. O vereador Jamal Salem propôs o projeto de decreto legislativo 2.651/23, que concede o título de "Visitante Ilustre" da cidade de Campo Grande ao farmacêutico Luiz Gustavo de Freitas Pires. Por fim, os vereadores William Maksoud e Cláudio Serra apresentaram o projeto de decreto legislativo 2.655/23, que concede o título de "Visitante Ilustre" à Gabrielle Prado.
Com a conclusão da sessão, a Câmara Municipal de Campo Grande entrará em recesso parlamentar a partir de 17 de julho, com retorno previsto para o dia 28 do mesmo mês. No entanto a próxima sessão acontecerá apenas 1 de agosto.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Resultados da Loteria: +Milionária pode pagar R$ 38,5 milhões em sorteios deste sábado
Leia Mais
Tiroteio em Campo de Futebol na Fronteira deixa três mortos e dois Feridos
Leia Mais
Reforma tributária zera impostos sobre cesta básica, mas preços podem ser influenciados por outros fatores
Leia Mais
Prédios abandonados no Jardim Santa Luzia serão revitalizados para geração de empregos
Municípios