RIBAS DO RIO PARDO
Prefeito do PSOL fica na lanterna e ex-prefeito do MDB lidera pesquisa para prefeito em Ribas
21/06/2023
10:00
OJACARÉ
EDVALDO BITTENCOURT
João Alfredo é o menos votado e o mais rejeitado, segundo pesquisa (Foto: Arquivo)
Com rejeição acima de 50% e na lanterna, a situação do prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze (PSOL) não é nada boa na primeira pesquisa sobre a sucessão municipal. De acordo com o Instituto Ranking Brasil Inteligência, o ex-prefeito Paulo Tucura (MDB) lidera com folga a disputa na cidade que registra um salto econômico extraordinário com a chegada da Suzano Celulose.
O atual prefeito não conseguiu surfar na onda do progresso, que chega com o investimento de R$ 19 bilhões no município localizado a 100 quilômetros de Campo Grande. Único gestor do PSOL nos 79 municípios de MS teria uma derrota retumbante se as eleições fossem hoje.
Realizada com 500 eleitores nos dias 19 e 20 deste mês, com margem de erro de 5%, a pesquisa estimulada aponta Tucura com 34%, seguido pelos vereadores Tânia Ferreira (SD), com 12%, e Nego da Borracharia (PSD) com 10%. Este último tentou de todas as maneiras cassar o mandato de João Alfredo, mas a estratégia esbarrou no Poder Judiciário.
O candidato de Jair Bolsonaro, Jeová Prato (PL), teria 7,4%¨. João Alfredo ficaria com a lanterna e teria apenas 4,40%, apesar de comandar a máquina municipal. Brancos, nulos e indecisos somam 32,2%.
Já no cenário espontâneo, o líder é o polêmico ex-prefeito José Domingues Ramos, o Zé Cabelo, com 16,20%. No entanto, o tucano está inelegível e nem foi incluído na espontânea. Paulo Tucura fica em 2º, com 10%, seguido por outro excluído das urnas pela Justiça Eleitoral, Roberson Moreira, com 6%. Tânia e Nego da Borracharia foram citados por 3%. João Alfredo ficou em último com 0,80%. Brancos, nulos e indecisos somaram 56,40%.
O prefeito é o campeão de rejeição na cidade, com 51,40%, conforme a Ranking. Isso significa que mais da metade dos eleitores de Ribas não votariam de jeito nenhum no psolista. O segundo mais rejeitado é Nego da Borracharia com 12%, seguido por Tucura com 10,20% e Jeová, com 3%.
O levantamento é o primeiro realizado pelo instituto no município. A pesquisa é indicativo de que João Alfredo vai precisar rever a estratégia para reduzir a rejeição e conquistar os eleitores caso tente um novo mandato.
Por enquanto, o candidato do MDB, caso não tropece na Justiça Eleitoral, é o favorito.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Sidrolândia registra novo caso suspeito de intoxicação por metanol; MS soma cinco casos em investigação
Leia Mais
Caiado e Ciro Nogueira trocam críticas e expõem divisão da direita rumo a 2026
Leia Mais
Hungria recebe alta após suspeita de intoxicação por metanol em Brasília
Leia Mais
Caravina quer assumir comando do PSDB para evitar extinção da sigla em Mato Grosso do Sul
Municípios