TJMS
Reforma de escolas públicas por presos deve chegar a Dourados
18/05/2023
10:00
ASSECOM
O projeto “Revitalizando a Educação com Liberdade”, que promove a reforma de escolas estaduais de Campo Grande com a mão de obra e o dinheiro de presos, deve chegar em breve na comarca de Dourados. Criado pelo Tribunal de Justiça de MS, por meio da 2ª Vara de Execução Penal da capital, o projeto completou 10 anos de funcionamento, e já revitalizou 14 escolas estaduais a baixo custo, promovendo a ressocialização, impactando a comunidade escolar beneficiada com as reformas, além de gerar uma economia aos cofres públicos que ultrapassa os R$ 12 milhões.
O juiz idealizador do projeto, Albino Coimbra Neto, e coordenador da Covep/GMF, foi ao município na terça-feira, dia 16 de maio, onde participou de uma reunião na Coordenadoria Regional de Educação de Dourados, com a presença do vice-governador do Estado, José Carlos Barbosa, do juiz da 3ª Vara Criminal de Dourados, Ricardo da Mata Reis, dos gestores das escolas estaduais locais e dos coordenadores regionais de educação. Também estiveram presentes o diretor do Estabelecimento Penal de Regime Semiaberto de Dourados, Cláudio de Oliveira Alves, e o assessor técnico da Covep/GMF, Eduardo Silva Mattos.
O modelo inovador, que conta com reconhecimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), despertou o interesse das autoridades de Dourados. A ação visa oferecer às pessoas privadas de liberdade a oportunidade de trabalho na revitalização de escolas públicas, fomentando sua ressocialização e reinserção na sociedade, enquanto contribui para a melhoria das condições de infraestrutura e conservação das escolas, promovendo um ambiente escolar mais adequado e acolhedor.
Saiba mais – O “Revitalizando a Educação com Liberdade” em Dourados será executado numa parceira do TJMS com a Secretaria de Estado de Educação, Coordenadoria Regional de Educação, Unidades Escolares Estaduais do município de Dourados, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário, Presídio Estadual de Dourados, Estabelecimento Penal de Regime Semiaberto e Aberto de Dourados.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
TSE marca julgamento que pode cassar mandato do governador Cláudio Castro
Leia Mais
Câmara realiza audiência pública sobre descarte do lixo em Campo Grande
Leia Mais
Pesquisa Quaest: aprovação de Cláudio Castro sobe a 53% após megaoperação no Rio
Leia Mais
Com segurança pública, direita tenta retomar protagonismo para enfrentar Lula em 2026
Municípios