CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
Vereadores aprovam sete projetos de lei na sessão desta terça-feira, 28
28/03/2023
13:00
MILENA CRESTANI
©DIVULGAÇÃO
Sete projetos de lei foram aprovados pelos vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande, durante a sessão ordinária desta terça-feira (28). Foram aprovadas propostas para garantir doação de áreas para viabilizar construção de moradias para famílias de baixa renda, declaração de utilidade pública de entidades e também proposição para ampliar divulgação de lei sobre maus-tratos a animais.
Em regime de urgência, em única discussão, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 10.935/23, que autoriza a Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (AMHASF) a doar imóveis de sua propriedade ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), administrado pela Caixa Econômica Federal. A proposta é de autoria do Executivo.
Na proposição, constam três áreas, localizadas nos bairros Monte Castelo, Nova Bahia e Bairro Leblon. Consta no projeto que os terrenos doados serão utilizados exclusivamente para construção de unidades habitacionais, destinados à população de baixa renda. Na mensagem do projeto, a prefeitura esclarece que essa doação é requisito essencial para aprovação das moradias no Programa Casa Verde e Amarela.
Ainda em urgência, em turno único de votação, duas proposições de autoria do vereador Prof. João Rocha foram aprovadas. O Projeto de Lei 10.904/23, que dispõe sobre a criação, manutenção em ambiente doméstico e comércio de aves exóticas e domésticas para fins ornamentais, de canto ou como animal de estimação no âmbito municipal. Ainda, o Projeto de Lei 10.982/23 que declara de utilidade pública o Instituto de Direito Administrativo de Mato Grosso do Sul, entidade sem fins lucrativos.
Duas propostas foram aprovadas em primeira discussão. Entre elas, o Projeto de Lei 10.606/22, do vereador Dr. Victor Rocha, que dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos que atuam com atendimento aos animais e pet shops a fixação de letreiro ou placa informando sobre as leis federais: 9605/98 e 14.064/20, referentes a maus-tratos aos animais. A placa deve conter, no mínimo, a seguinte informação: maus-tratos aos animais é crime: Denuncie! Ligue: (67) 3313-5000; (67) 3313-5001; (67) 3313- 5012, e-mail: [email protected]. A chamada “Lei Sansão” ampliou a punição para quem comete esses crimes, prevendo pena de 2 a 5 anos de reclusão, além do pagamento de uma multa e o registro de antecedente criminal aos agressores
Também foi aprovado, em primeira discussão, o Projeto de Lei 10.745/22, que declara de utilidade pública municipal a ACPB (Associação Capoeira Porto da Barra). A entidade, sem fins lucrativos, atua nas áreas de assistência social, educação, saúde, esporte, lazer e cultura, A proposta é de autoria do vereador Ronilço Guerreiro.
Foi aprovado votado ainda, em segunda discussão, o Projeto de Lei 10.732/22, que institui a ação cultural “O Jovem Poeta” em Campo Grande. A proposta é do vereador Ronilço Guerreiro. A ação será desenvolvida nos meses de abril e maio para incentivar e proporcionar experiências de autoria e protagonismo às crianças e jovens na valorização da leitura e da escrita como forma de expressão no mundo.
Por fim, ainda em segunda discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 10.751/22, que institui o Dia da Música Sertaneja Universitária em Campo Grande, de autoria do vereador Otávio Trad, a ser comemorado no dia 3 de maio.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Deputado Caravina apoia Prefeito de Glória de Dourados em reunião para fortalecer demandas municipais
Leia Mais
Sanesul abre inscrições para concurso com salários de até R$ 7.863
Leia Mais
Suzano abre 16 vagas para fortalecer operações em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Ainda Estou Aqui faz história com três indicações ao Oscar 2025
Municípios