BATAGUASSU
7ª Conferência Municipal de Saúde discute garantias de direitos na área da saúde em Bataguassu
24/03/2023
16:10
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde promoveram nesta sexta-feira, dia 24 de março, a 7ª Conferência Municipal de Saúde. A atividade foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores e reuniu profissionais da área da saúde, autoridades municipais, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e demais interessados.
Convocada por meio de Decreto e realizada de quatro em quatro anos, a Conferência Municipal de Saúde teve como objetivo discutir a elaboração de propostas que visam melhorias na área da saúde pública.
Durante a solenidade, o secretário municipal de Saúde, Helder Augusto Lopes Pereira Lousa Júnior, anfitrião do evento, cumprimentou a todos os presentes e destacou que a conferência é um momento de debate e discussão sobre o andamento dos serviços de saúde pública ofertados para a população. “Agradeço a presença de todos. O momento é de discutir as necessidades gerais para que as propostas sejam levadas para as esferas estaduais e federais e que sejam revertidas em melhorias aos usuários do Sistema de Saúde Pública”.
Representando o Poder Legislativo, o vereador Jaime do XV (Podemos) enalteceu o trabalho da saúde municipal e salientou que a Conferência é um momento importante para que sejam definidas melhorias para o município no que se refere a área da saúde.
“Saúde não se resume apenas nas pessoas não terem saúde. O conceito de saúde é zelar pelo bem – estar das pessoas seja físico, mental, intelectual. As políticas públicas nesse sentido devem ser desenvolvidas para que as pessoas façam a prevenção da saúde. Parabenizo a saúde de Bataguassu pelo trabalho desenvolvido”, comentou o vereador.
Houve apresentação cultural da Banda Musical “Ambrósio Lemes” durante o evento.
DISCUSSÕES
Após as falas foi desenvolvida a palestra magna ministrada pela secretária municipal de Saúde de Valparaíso (SP), Paula Siriani Francisco Terçariol, que é enfermeira e compõe a Diretoria do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP).
Paula destacou em sua fala que a Conferência tem como objetivo formular propostas no âmbito dos municípios para que permeiam a elaboração do Plano Nacional de Saúde.
“Estar no SUS é um desafio. O movimento da Conferência Municipal de Saúde é um momento de discussão de ações e organizar estratégias para o município de Bataguassu visando melhorar a assistência à saúde da população”.
A palestrante frisou ainda que na etapa municipal, devem ser discutidas e analisadas as prioridades locais de saúde.
Após a palestra, houve a realização de debates, discussão dos eixos de trabalho por meio de grupos e desenvolvida a eleição de delegados que representarão Bataguassu em uma etapa macrorregional e posteriormente estadual e nacional.
As interações foram conduzidas pelo facilitador e gestor público, Fernando Magno.
Estiveram presentes na atividade, a chefe de gabinete, Maria Aparecida Maia, representando no ato o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB), que não pode comparecer ao evento devido motivos de saúde; o vereador Dr. Éder Nascimento de Moraes; os secretários municipais de Educação e Cultura, Regina Duarte de Barros Dovale; e de Esporte, Lazer e Juventude, João Carlos Kotai; major Bruno Vilela, comandante do 17º Corpo de Bombeiros de Bataguassu; Claudete Ferreira, representante do Conselho Municipal de Saúde; além de representantes da Polícia Militar, coordenadores municipais e demais servidores.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Governador Eduardo Riedel lamenta morte do Papa Francisco e destaca seu legado de fé e inclusão
Leia Mais
Nelsinho Trad lamenta morte do Papa Francisco e relembra construção da Praça do Papa em Campo Grande
Leia Mais
Camapuã entra no radar para extração de gás natural com estudo sísmico na Bacia do Paraná
Leia Mais
NOTA DE PESAR - Papa Francisco
Municípios