CAARAPÓ
Prefeitura realiza a 3ª Feira de Arte e Cultura nesta sexta e sábado
02/12/2022
09:45
ASSECOM
Estrutura para a 3ª Feira de Arte e Cultura está sendo montada na Praça Central de Caarapó
A prefeitura de Caarapó realiza nesta sexta e sábado (2 e 3), na Praça Central da cidade, a 3ª Feira de Arte e Cultura. O evento tem a organização da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (Semeec), por meio do Departamento de Cultura.
A feira tem início nesta sexta-feira, às 19h, com a realização da solenidade de abertura, da qual participarão autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, representantes de entidades e associações, além de apoiadores. O prefeito André Nezzi participará da cerimônia, segundo informou a sua assessoria de gabinete.
A programação de hoje prevê a realização de apresentações culturais, mostra de trabalhos escolares das instituições educacionais da rede municipal de ensino e exposição e comercialização de artesanato produzido por associações locais. Também há uma praça de alimentação instalada na estrutura da feira.
No sábado, a programação terá início às 9h, com exposição de artesanato, praça de alimentação e demonstração de técnicas de produção de artesanato desenvolvidas pelos artesãos. À noite haverá apresentações artísticas, com participação do Studio Zanzi e Soneto – Centro de Cultura e Saúde Mental.
O evento possibilita a promoção de encontros e trocas de experiências entre os artistas da cidade e região, assim como a integração de diversas fontes de cultura, como poesia, dança e música.
O prefeito André Nezzi avalia que o apoio a esse tipo de atividade é importante porque, além de constituir-se como fonte de renda, é também uma forma de expressão e preservação das culturas locais, promovendo a valorização de pessoas e comunidades, estilo de vida e alternativa sustentável de consumo e socialização, dentre outros.
O Sebrae – que coordena ações relacionadas ao Programa Cidade Empreendedora no município de Caarapó - atesta que o artesanato tem um grande papel no desenvolvimento do turismo e na geração de emprego e renda, não só para o artista como para a comunidade. Os artesãos podem se formalizar, pois têm direito à carteira nacional do artesão, com linhas de crédito e qualificação, por meio de uma lei sancionada que regulamentou a atividade – uma grande conquista para um setor com tanto potencial para desenvolver a economia e preservar o patrimônio do país. Empreender em um setor tão criativo e com tamanho potencial pode trazer muitos benefícios e, principalmente, muita satisfação.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
"O eleitor só observa, decisão vem depois"
Leia Mais
Contribuintes podem acionar Justiça para recuperar IOF, mas decisão do STF ainda gera incertezas
Leia Mais
Cooperativismo entra na formação de aprendizes e fortalece inclusão produtiva da juventude
Leia Mais
MPMS abre investigação sobre exames de raio-X no Hospital Regional de MS e cobra plano de modernização
Municípios