SAÚDE
Hospital Cassems de Campo Grande lança cartilha com orientações fisioterapêuticas para pacientes
Agora, pacientes que recebem alta hospitalar tem acesso à uma cartilha informativa com orientações para uma boa recuperação
20/10/2022
18:15
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Ao enfrentar uma internação hospitalar, o paciente pode ter dificuldades como fraqueza muscular e limitações de locomoção. Por esse motivo, a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) se compromete com a reabilitação a longo prazo dos seus beneficiários. Nesta quarta-feira (19), o Hospital Cassems Campo Grande lançou a cartilha “Orientações Fisioterapêuticas de Alta Hospitalar”, com direcionamentos de atividades e exercícios para colaborar com a recuperação após a saída do hospital. O material é fruto de uma parceria entre a Caixa dos Servidores e a Pullmonar, empresa especializada em atendimento hospitalar e ambulatorial nas áreas de reabilitação cardiovascular e respiratória.
O coordenador da Unidade de Terapia Intensiva Adulto do Hospital Cassems Campo Grande, Rodrigo Garcia Leite, salienta que a proposta da cartilha é oferecer informações de qualidade para os pacientes. “Nosso objetivo é explicar de maneira didática as condutas de avaliação no hospital e como isso pode ser reproduzido em casa, para que ele tenha mais autonomia e segurança no processo de recuperação. O material ensina exercícios respiratórios simples que podem ser feitos pelos beneficiários em suas casas e, ainda, atividades que ajudam na reabilitação”.
A cartilha colabora, ainda, para que o paciente entenda o seu quadro clínico e o processo de cuidados com a saúde após a recuperação, conforme explica Rodrigo. “Com isso, conseguimos compartilhar com os pacientes o status de como saiu da internação e oferecer amparo para que continue as práticas de exercícios, em casos mais leves, quando vai a domicílio”.
O material será disposto para todos os pacientes do Hospital Cassems Campo Grande que receberem alta hospitalar após período de internação e necessitarem de orientações para uma recuperação mais efetiva e segura.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mudança de nome em Mato Grosso do Sul pode ser feita em cartório ou na Justiça; entenda as regras
Leia Mais
Assembleia Legislativa vota projeto que garante direitos de pessoas com neurofibromatose em MS
Leia Mais
INSS deve apresentar plano de devolução de descontos indevidos até a próxima semana
Leia Mais
Lula viaja à Rússia a convite de Putin com foco em mediação de paz e fortalecimento comercial
Municípios