SAÚDE
Hospital Cassems de Campo Grande lança cartilha com orientações fisioterapêuticas para pacientes
Agora, pacientes que recebem alta hospitalar tem acesso à uma cartilha informativa com orientações para uma boa recuperação
20/10/2022
18:15
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Ao enfrentar uma internação hospitalar, o paciente pode ter dificuldades como fraqueza muscular e limitações de locomoção. Por esse motivo, a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) se compromete com a reabilitação a longo prazo dos seus beneficiários. Nesta quarta-feira (19), o Hospital Cassems Campo Grande lançou a cartilha “Orientações Fisioterapêuticas de Alta Hospitalar”, com direcionamentos de atividades e exercícios para colaborar com a recuperação após a saída do hospital. O material é fruto de uma parceria entre a Caixa dos Servidores e a Pullmonar, empresa especializada em atendimento hospitalar e ambulatorial nas áreas de reabilitação cardiovascular e respiratória.
O coordenador da Unidade de Terapia Intensiva Adulto do Hospital Cassems Campo Grande, Rodrigo Garcia Leite, salienta que a proposta da cartilha é oferecer informações de qualidade para os pacientes. “Nosso objetivo é explicar de maneira didática as condutas de avaliação no hospital e como isso pode ser reproduzido em casa, para que ele tenha mais autonomia e segurança no processo de recuperação. O material ensina exercícios respiratórios simples que podem ser feitos pelos beneficiários em suas casas e, ainda, atividades que ajudam na reabilitação”.
A cartilha colabora, ainda, para que o paciente entenda o seu quadro clínico e o processo de cuidados com a saúde após a recuperação, conforme explica Rodrigo. “Com isso, conseguimos compartilhar com os pacientes o status de como saiu da internação e oferecer amparo para que continue as práticas de exercícios, em casos mais leves, quando vai a domicílio”.
O material será disposto para todos os pacientes do Hospital Cassems Campo Grande que receberem alta hospitalar após período de internação e necessitarem de orientações para uma recuperação mais efetiva e segura.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Sidrolândia registra novo caso suspeito de intoxicação por metanol; MS soma cinco casos em investigação
Leia Mais
Caiado e Ciro Nogueira trocam críticas e expõem divisão da direita rumo a 2026
Leia Mais
Hungria recebe alta após suspeita de intoxicação por metanol em Brasília
Leia Mais
Caravina quer assumir comando do PSDB para evitar extinção da sigla em Mato Grosso do Sul
Municípios