CAARAPÓ
Prefeitura incentiva a produção agrícola em comunidades indígenas do município
Com apoio do Governo do Estado, Município vai fazer a doação de óleo diesel, contribuir com a manutenção de patrulha mecanizada e distribuir sementes e calcário
27/05/2022
09:45
ASSECOM
Prefeito André Nezzi, secretário Antônio Maran (Agricultura e Desenvolvimento Econômico) com lideranças indígenas de Caarapó
A prefeitura de Caarapó vai entregar para as comunidades indígenas das aldeias Te’yikue e Guiraroka óleo diesel e 780 toneladas de calcário, além de contribuir com a manutenção mecânica da patrulha mecanizada dos agricultores familiares das localidades. O benefício é do Programa de Apoio às Comunidades Indígenas de Mato Grosso do Sul (PROACIN), coordenado pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), vinculada à Secretaria de Estado da Produção, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar (Semagro).
Em Caarapó, as ações serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, por meio do Departamento de Agricultura Familiar, com o objetivo de fomentar a produção agrícola de subsistência entre a população indígena. “É uma forma de incentivar a produção, gerando qualidade de vida e segurança alimentar”, disse o prefeito André Nezzi.
Idealizado pela equipe da Agraer junto à subsecretária de Políticas Indígenas da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), o Proacin foi criado no ano de 2015 e lançado oficialmente em 2016. O programa tem a missão de atender 15 mil famílias indígenas que formam 72 aldeias espalhadas pelo Estado, segundo publicação do portal MS.gov.
Segundo publicação oficial do Governo MS, promover a inclusão social dos indígenas, garantindo acesso a produção e renda nas aldeias, um antigo sonho destas comunidades, é um dos objetivos do Governo do Estado, que está fazendo, por meio da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), vinculada à Semagro (Secretaria de Estado da Produção, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar), a entrega de calcário nas aldeias para melhorar a produção local, fazendo a correção do solo para o cultivo de feijão, milho e mandioca, entre outros. Estão sendo investidos R$ 5,3 milhões nesta ação, que vai beneficiar aldeias de 26 municípios com a entrega de aproximadamente 15 mil toneladas do produto.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
TRE/MS abre seleção de estagiários com bolsas de R$ 1 mil em nove cursos
Leia Mais
Axel Kicillof desponta como líder do Peronismo após derrota de Milei em Buenos Aires
Leia Mais
Justiça suspende cobrança de multas de radares aplicadas em Campo Grande no último ano
Leia Mais
Inova Cerrado e Inova Pantanal promovem imersão prática para empreendedores em Mato Grosso do Sul
Municípios