Teto solar, na prática, é pouco aproveitado, afirma colunista. Motoristas têm necessidades diferentes, e mesmo item não serve para todos.
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Teto solar é um dos itens extra vendidos com o carro novo. Neste dos EUA, o cachorro curtiu a abertura (Foto: Jim Bourg/Reuters) |
Alguns vendedores aproveitam a empolgação do cliente com a compra do carro zero km para “empurrar” serviços e acessórios pouco úteis – ou que não são indicados para todo mundo. Antes de fechar negócio, vale a pena avaliar bem as suas necessidades e se informar sobre as vantagens e desvantagens dos itens.
Se você viaja sempre e precisa de muito espaço, por exemplo, um bagageiro no teto pode ser uma ótima ajuda. Caso não seja o seu perfil, o item só vai servir para gastar mais combustível.
Há ainda acessórios e serviços que dão prejuízos a qualquer dono de carro novo. É o caso da cristalização, que acaba desgastando o verniz de fábrica.
Veja o que considerar antes de levar itens extra:
Teto solar
É um acessório bonito e atraente, mas muito pouco usado pela maioria das pessoas. Basta perguntar para quem o possui. É como comprar uma casa com piscina em Campos do Jordão (região de serra em São Paulo) – por mais que seja aquecida, ela acaba virando item de decoração.
Bússola
Não se sabe de onde surgiu a necessidade de se instalar bússolas em carros urbanos e até de luxo. O item até teria utilidade para quem faz trilha, mas não faz sentido nos outros casos.
Cristalização
Vendida como uma proteção extra da pintura, exige um polimento antes da aplicação do produto, uma ação que acaba removendo um pouco da camada de verniz. E carros novos não precisam de polimento. Um bom enceramento a cada dois meses já é suficiente para proteger a pintura sem causar desgaste do verniz. A cristalização realmente renova a pintura do veículo, mas só serve para quando ela estiver opaca ou manchada.
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Cristalização gasta a pintura do carro novo sem necessidade (Foto: Denis Marum) |
Película anti-vandalismo
Ela oferece mais resistência ao vidro contra agressões externas, mas não blinda o carro e não possui resistência a arma de fogo. Em casos extremos, se um vândalo continuar chutando o vidro depois que ele se estilhaçou, possivelmente terá acesso ao interior do veículo, pois o vidro quebrado grudado na película sairá da canaleta que o sustenta e cairá sobre os bancos.
Líquido anti-furo do pneu
É um líquido injetado através do bico de ar que tem por objetivo vedar a saída desse ar caso o pneu seja perfurado por algum objeto pontiagudo. É um produto interessante para centros urbanos, onde a velocidade média é baixa. Na estrada, esse liquido girando em alta velocidade pode provocar o desbalanceamento do conjunto roda/pneu, ocasionando a trepidação do volante de direção.
Rack de teto ou bagageiro
É um acessório muito útil para quem precisa de espaço extra, como ciclistas e surfistas. O problema está em quem o mantém sobre o teto durante o ano inteiro e usa apenas nas férias. Nesse caso, só serve para aumentar o consumo de combustível. Como exerce maior resistência ao vento, o motor precisa fazer mais esforço para andar.
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Bagageiro no teto pode ser útil apenas para algumas pessoas (Foto: Denis Marum) |
Capa de proteção
Usada por motoristas para proteger a pintura contra sol, poeira, resíduos de pássaros e frutos de árvores, realmente ela cumpre seu papel – desde que o carro esteja limpo. Se você colocar a capa sobre a pintura empoeirada ou úmida, poderá causar pequenos riscos e manchas que deixarão, no longo prazo, a pintura feia. Muitas pessoas compram o acessório, mas ele acaba pouco usado, pois nos centros urbanos não é fácil manter o carro limpo.
Engate traseiro
Ele deveria ser usado para reboque de carretas, barcos e motos, mas acaba servindo, infelizmente, para proteger a pintura do para-choque traseiro. Aquela “bola assassina” é responsável por vários acidentes com pessoas que circulam atrás dos carros e não a enxergam. Além do peso desnecessário, em colisões traseiras o engate pode danificar o assoalho do porta malas onde geralmente é fixado, gerando um custo de reparo muito maior do que a substituição e pintura de um para-choque.
Dono de oficina em São Paulo, Denis Marum é formado em engenharia mecânica e tem 29 anos de experiência com automóveis. Nesta coluna no G1, dá dicas sobre cuidados com o carro.
Fonte: G1/JE
Por: Denis Marum - Especial para o G1