Campo Grande (MS), Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2025

Garagistas dizem que 'lei do passado' e vistoria anual pioram mercado de usados

30/03/2015

20:00

JE

Empresários do ramo automobilístico tem prazo de 60 dias para adequação

Nova Lei para venda de veículos tem prazo de adequação de 60 dias
 (Diogo Gonçalves)

Com o sancionamento da lei que obriga os garagistas a informar detalhes sobre os carros que colocam para vender, e a lei estadual que obriga, desde o final do ano passado, os carros com mais de 5 anos a passarem por vistoria anual, os comerciantes temem piora do mercado que já anda em baixa em Campo Grande (MS).

A nova lei foi sancionada na quarta-feira (26/3) pela Presidente da República, Dilma Roussef, e obriga os empresários do ramo automobilístico a informarem aos compradores de carros novos e usados, dados sobre tributos, taxas, multas, alienação fiduciária e se o carro tem histórico de roubo. Mesmo assim, muitos garagistas ainda desconhecem a novidade.

É o caso do gerente de um estabelecimento de carros seminovos e usados, Edimir de Queiroz. “Não sabia dessa nova lei, e isto pode dificultar ainda mais a venda dos veículos, que já não está boa”, fala o gerente que ainda diz que é muito difícil um cliente pedir tantas informações sobre o veículo.

O gerente de loja, Edimir de Queiroz, afirma que a lei pode dificultar um pouco mais as vendas
 (Diogo Gonçalves)


“O maior interesse deles é se o carro é econômico, se teve um único dono, se a mecânica está boa”, diz Edimir. Já sobre a vistoria obrigatória para os veículos com mais de cinco anos de fabricação, o gerente é enfático ao explicar, que a grande maioria não se preocupa com este fator.

Antônio Luiz não concorda com a lei que obriga a loja a passar informação de furto
 (Diogo Gonçalves)


Antônio Luiz Soares, gerente de outra revendedora de veículos, afirma que a loja já passa estas informações na hora da venda para o consumidor “Algumas destas informações já eram disponibilizadas ao cliente, a diferença está na informação sobre o furto, que nunca foi passada e da tributação do veículo”, fala Antônio que ainda explica que não concorda em da obrigatoriedade da informação sobre furto, o que deve se tornar um pouco mais burocrático a venda.

Para Jonas Abdala, que gerencia uma loja de veículos usados, não será difícil a adequação “Não vai causar confusão porque a maioria das informações já é de conhecimento do próprio comprador”, explica Jonas que ainda fala sobre a tão polêmica vistoria anual instituída para veículos com mais de cinco anos de fabricação. "Acho que realmente é importante ter esta vistoria, já que muitos acidentes são ocasionados por carros sem manutenção", diz.

A Lei

A lei foi sancionada pela presidente, Dilma Rousseff, na última quarta-feira (26) e nos seus artigos dispõe que o empresário, que comercializa veículos novos e usados é obrigado a repassar aos consumidores informações referentes taxas, tributação, multas, alienação fiduciária, impostos anuais, e qualquer outro fator que limite ou impeça a circulação do veículo caso não seja repassada estas informações, o empresário será obrigado a arcar com todos os tributos, e no caso de furto a restituição integral pago pelo comprador. As lojas e revendedoras de veículos possuem 60 dias para adequação.


Fonte: Midiamax
Por: Thatiana Melo



Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: