Campo Grande (MS), Domingo, 19 de Janeiro de 2025

Sucessora da Kombi? Volkswagen mostra conceito de van elétrica

08/01/2017

20:00

JE

ID Buzz traz pintura em dois tons, como na clássica perua. Mas foco é no futuro, com condução autônoma e motores elétricos.

Volkswagen ID Buzz (Foto: Divulgação)
Junto com o Fusca, a Kombi é um dos veículos mais conhecidos do mundo. E a Volkswagen está aproveitando a fama para mostrar o conceito de um novo veículo elétrico, que será mostrado no Salão de Detroit, que começa para a imprensa nesta segunda-feira (9) e para o público no dia 14.

O ID Buzz é o segundo modelo da família ID - o primeiro é um compacto, apresentado no último Salão de Paris. A van é uma sucessora da essência da Kombi, tanto que as primeiras imagens reveladas mostram uma simpática perua pintada em dois tons, no estilo saia e blusa característico da Kombi, em amarelo e prata.

Até o batismo é carismático. Buzz é um jogo de palavras, já que tem sua pronúncia parecida com a de Bus, o apelido da Kombi nos Estados Unidos, e a fonética lembra o som de motores elétricos.
Volkswagen ID Buzz (Foto: Divulgação)

Mas os olhos do ID Buzz são no futuro. A van tem condução autônoma e dois motores elétricos - um em cada eixo. Somados, eles produzem 374 cavalos. A tração é integral, e a autonomia é de 434 km, ótima marca para um modelo elétrico. Por outro lado, o desempenho não desaponta. A aceleração de 0 a 100 km/h pode ser feita em 5 segundos, com máxima de 160 km/h.

A van utiliza a plataforma MEB, criada especialmente para veículos elétricos. Ela permite que as baterias sejam acomodadas no assoalho, liberando espaço para os passageiros. As medidas também são generosas - são 4,94 m de comprimento, 3,3 m de entre-eixos e 1,96 m de altura.
Interior do Volkswagen ID Buzz (Foto: Divulgação)

Condução autônoma

A Volkswagen diz que o ID Buzz é o primeiro veículo utilitário elétrico totalmente autônomo. o conceito até possui um volante, mas ele não é nada convencional - nem na forma de usar.

Caso o motorista queira, basta um leve empurrão para que a peça seja recolhida. O gesto identifica que a escolha é o modo ID Pilot, totalmente autônomo - a Volks espera que a tecnologia, neste caso, esteja disponível em 2025.

Além de recolher o volante, a iluminação interna muda de branca para um tom "quente e relaxado". Enquanto isso, o agora não mais motorista, pode virar seu assento e interagir com os demais ocupantes.

O modo autônomo pode ser desativado com um novo toque no volante ou pressionando pedais de acelerador ou freio.



Do G1, em São Paulo

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: