Política / Partidos
PSB reconduz Carlão à presidência e mira eleição de deputado estadual em 2026
Vereador Carlos Augusto Borges afirma que partido vai se organizar para disputar cadeira na Assembleia Legislativa de MS
13/10/2025
14:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Em meio às movimentações que começam a desenhar o cenário político de 2026, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Campo Grande reconduziu o vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), à presidência do diretório municipal. A reunião ocorreu na manhã desta segunda-feira (13), na Câmara Municipal, e contou com a presença de filiados e lideranças da legenda.
Carlão afirmou que o foco do partido é eleger pelo menos um deputado estadual na próxima eleição e anunciou que colocará seu nome à disposição para a disputa.
“Nosso objetivo é organizar o partido para disputar uma cadeira na Assembleia. Temos condições de chegar lá, desde que os pré-candidatos com potencial se mobilizem”, declarou o vereador.
Segundo ele, a reorganização partidária deve envolver nomes de peso e diálogo com lideranças municipais. O plano inclui atrair ex-prefeitos, ex-deputados e vereadores que tiveram mais de mil votos nas últimas eleições.
Carlão também destacou a importância de manter o diálogo com o governador Eduardo Riedel (PP) para fortalecer a base partidária e construir uma chapa competitiva.
“Vamos conversar com o Riedel para conseguir algum nome dele, de forma a fortalecer nossa chapa”, disse o parlamentar, reforçando o interesse do PSB em integrar a base aliada no Estado.
Embora o PSB seja aliado nacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o apoio estadual ao governador Riedel, filiado a um partido de centro-direita, ainda dependerá de definição da direção nacional.
O deputado estadual Paulo Duarte, atual presidente estadual do PSB, participou da reunião e comentou sobre a incerteza quanto à sua permanência na legenda, que depende da posição do partido em relação à aliança com Riedel.
“Essas questões serão definidas nacionalmente. Conversei há duas semanas com o governador Renato Casagrande, do Espírito Santo, que é do PSB, e ainda não há decisão. Pessoalmente, me sinto bem no partido e não gostaria de sair”, afirmou.
Paulo Duarte reconheceu que a eleição de 2026 será desafiadora, já que o PSB busca conciliar alianças estaduais com a estratégia nacional que deve priorizar o apoio à reeleição de Lula, tendo Geraldo Alckmin (PSB) como vice.
“Se o partido nacional liberar o apoio a Riedel e conseguirmos montar uma boa chapa, será uma honra disputar pelo PSB”, completou.
Ainda neste mês, Carlão e Paulo Duarte pretendem se reunir com o presidente nacional do PSB, João Campos, em Brasília, para tratar da liberação de novas filiações, do apoio a Riedel e da estratégia estadual para 2026.
A nova Executiva Municipal do PSB em Campo Grande ficou composta da seguinte forma:
Carlos Augusto Borges (Carlão) – Presidente e líder da bancada na Câmara Municipal;
Kelly Cristina da Costa Leal – 1ª Vice-Presidente;
Ilma Grisoste Barbosa – Secretária-Geral;
José Abelha Neto – 1º Secretário;
Isabella Dias – 2ª Secretária;
Lúcia Aparecida Oliveira Martins – 1ª Secretária de Finanças;
Sebastião Alves Barbosa da Silva – 2º Secretário de Finanças.
A recondução de Carlão sinaliza a estratégia do PSB em Mato Grosso do Sul de fortalecer suas bases municipais, atrair novos quadros e ampliar representação parlamentar.
Com o diálogo aberto entre Campo Grande, Dourados e o interior, o partido busca consolidar um projeto que una renovação política, fortalecimento regional e coerência nacional.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula exonera indicados do Centrão após derrota no Congresso, mas preserva afilhados de Arthur Lira
Leia Mais
Trump elogia Meloni durante cúpula no Egito: “Você não vai se ofender se eu disser que você é linda, vai?”
Leia Mais
TRE-MS prorroga inscrições para estágio de ensino médio com 58 vagas em todo o Estado
Leia Mais
Renúncia fiscal de Mato Grosso do Sul com ICMS deve ultrapassar R$ 38 bilhões até 2028
Municípios