Política Internacional
OTAN alerta que novos mísseis russos podem atingir Londres em apenas 5 minutos
Mark Rutte anunciou plano de urgência para reforçar fronteiras após drones russos invadirem espaço aéreo da Polônia
14/09/2025
09:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O secretário-geral da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Mark Rutte, fez um alerta nesta sexta-feira (12) sobre o poder destrutivo dos novos mísseis hipersônicos russos, afirmando que eles podem atingir cidades como Londres ou Madri em apenas 5 a 10 minutos após o lançamento.
A declaração foi dada durante o anúncio de um plano emergencial da aliança militar para reforçar as regiões de fronteira da Europa, em resposta à recente invasão de drones russos no espaço aéreo da Polônia.
Após o incidente, a OTAN enviou tropas, tanques e caças adicionais às fronteiras com a Rússia, ampliando a defesa no Leste Europeu.
“Muitas vezes pensamos que morar em Londres ou Madri é mais seguro do que em Tallin (Estônia) ou Vilnius (Lituânia). Isso não é verdade. Os novos mísseis russos podem atingir qualquer capital europeia em poucos minutos”, afirmou Rutte.
Embora não tenha detalhado o tipo de armamento, Rutte se referia aos mísseis hipersônicos Orenshik, segundo fontes militares. Essas armas atingem até dez vezes a velocidade do som, podem transportar ogivas nucleares e, segundo o presidente russo Vladimir Putin, têm alcance suficiente para atingir todo o continente europeu.
Putin já afirmou em ocasiões anteriores que os Orenshiks são capazes de driblar sistemas de defesa aérea e antimísseis desenvolvidos pelos Estados Unidos e instalados na Europa.
“Os sistemas de defesa aérea atualmente disponíveis no mundo não interceptam esses mísseis”, declarou o líder russo no ano passado, após um lançamento experimental na guerra da Ucrânia.
O alerta da OTAN acontece em meio ao aumento da pressão militar na região, com países aliados temendo uma escalada direta entre Rússia e Ocidente. A capacidade de resposta ultrarrápida dos mísseis hipersônicos preocupa especialistas, já que limita o tempo de reação das defesas europeias em caso de ataque.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Um mês após transferência para a Papudinha, Bolsonaro mantém articulação política de dentro da prisão
Leia Mais
Radares com Inteligência Artificial registram mais de 20 mil infrações em cinco meses no Brasil
Leia Mais
Relatório da PF aponta repasses de R$ 35 milhões ligados a resort que teve Toffoli como sócio
Leia Mais
Processo seletivo do Governo de MS oferece 14 vagas com salários de R$ 5,5 mil; inscrições terminam dia 18
Municípios